Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia deflagra operação contra Instituto Educass e servidores municipais

O objetivo da operação é obter dados sobre PPPs realizadas entre 2019 e 2020 pela Prefeitura de Teresina.

A Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou no início da manhã desta sexta-feira (17), a “Operação Filantropia”, com objetivo de cumprir 10 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens em residências de servidores públicos, um escritório de advocacia e uma organização da sociedade civil em Teresina. Foram cumpridos mandados em apartamentos do Condomínio Angical, na Avenida Gil Martins e no Instituto Educass, situado na Rua Quintino Bocaiuva, centro de Teresina.

O GP1 apurou que o objetivo da ação policial é buscar informações, documentos e dados sobre parcerias públicas privadas (PPPs) realizadas nos anos de 2019 e 2020, durante a gestão do ex-prefeito Firmino Filho, pela Prefeitura de Teresina com o Instituto Educass.

Foto: Divulgação/Polícia CivilPolícia Civil deflagra operação contra servidoras da Prefeitura de Teresina
Polícia Civil deflagra operação contra servidoras da Prefeitura de Teresina

As investigações apontam que o Instituto Educass era gerido por duas servidoras da Prefeitura de Teresina, que usavam pessoas interpostas para garantir a chegada de recursos públicos à entidade. Ficou comprovado que havia inclusive pagamento de vantagens indevidas para servidores públicos a partir da simulação da prestação de serviços e uso de empresas de fachada.

Foto: Divulgação/Polícia Civil do PiauíPoliciais civis durante a Operação Filantropia
Policiais civis durante a Operação Filantropia

O GP1 também apurou que o Instituto Educass recebeu da Prefeitura de Teresina mais de R$ 2 milhões através da Secretaria Municipal de Juventude (SEMJUV) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) e que a entidade causou prejuízo aos cofres públicos na ordem de mais R$ 1 milhão.

Se condenados, os alvos da operação podem responder por associação criminosa, desvio de recursos públicos (peculato), lavagem de dinheiro, entre outros.

Participam da ação, além da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), a Controladoria Geral do Município de Teresina (CGM), a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), a Gerência de Polícia Especializada (GPE), o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), a Delegacia Prevenção e Repressão aos Entorpecentes (DEPRE) e policiais do 8º Distrito Policial e do 5º Distrito Policial.

Operação Filantropia

Conforme a Polícia Civil, o nome da operação faz alusão à suposta atividade que a entidade se prestava a oferecer através dos recursos públicos recebidos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.