Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sistema do Detran-PI sofre ataques hackers e permanece fora do ar

A previsão é que o serviço que estava previsto para retornar hoje volte a funcionar terça-feira (21).

O sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), do Departamento Estadual de Trânsito no Piauí (DETRAN-PI), que estava previsto para voltar a funcionar nesta segunda-feira (20), sofreu dois ataques hackers durante a manhã e tarde, o que impossibilitou o retorno dos serviços.

João Filho, que é o gerente de TI do Detran, confirmou ao GP1 que o novo sistema do DETRAN-PI sofreu ataques hackers na manhã desta segunda-feira e o outro por volta de 14h10. "Tivemos outros problemas de ataques externos, o que fez com que o novo sistema não entrasse como deveria entrar. Devido a esse ataque o sistema teve que ser fechado novamente para evitar problemas posteriores e maiores", explicou.

O gerente de TI detalhou que esse ataque trava toda a rede externa, o que ocasionou a falha do funcionamento da internet. "Como o sistema é todo interligado via internet, gera um problema muito sério de comunicação e segurança. Portanto, preferimos não correr riscos para que os nossos dados permaneçam em segurança", expôs. Ainda segundo João Filho, somente a funcionalidade do sistema foi comprometida, nenhum dado foi comprometido.

A previsão é que, caso o problema seja solucionado, a consulta do Renavam volte a funcionar até esta terça-feira (21). Medidas foram tomadas pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) para cessar os ataques hackers. O caso deverá ser investigado pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

Entenda o caso

O sistema foi suspenso desde o dia 11 de dezembro de 2021, visando a implantação do novo sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), através da Agência de Tecnologia de Informação (ATI). A medida teve como finalidade garantir melhor eficiência na prestação dos serviços oferecidos pelo DETRAN-PI, além de garantir a segurança nos procedimentos.

A previsão era que o sistema tivesse retornado no último dia 16 de dezembro, entretanto, o retorno foi adiado para o dia 17 de dezembro, devido a intercorrências no cronograma de execução de migração dos sistemas e por vários ataques hackers que o sistema sofreu.

Depois, o funcionamento estava previsto para voltar nesta segunda-feira (20), mas devido a novos ataques hackers, mais uma vez o sistema teve que ser suspenso, agora então a previsão é que nesta terça-feira (21) enfim o sistema funcione normalmente.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.