Fechar
GP1

Teresina - Piauí

“Uma ação criminosa", diz Sindepol sobre ameaças de advogados contra delegado

A confusão generalizada na Central de Flagrantes aconteceu após a prisão do advogado Marcus Nogueira.

Em entrevista ao GP1, na tarde desta sexta-feira (03), o delegado Higgo Martins, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí (sindepol), classificou como criminosa a confusão generalizada protagonizada por advogados que foram para cima e ameaçaram o delegado Danilo Barroso dentro da Central de Flagrantes de Teresina, após a prisão do presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Piauí, Marcus Vinicius Nogueira, envolvido em um acidente de trânsito que deixou uma pessoa morta no bairro Piçarra, zona sul da Capital. A declaração do presidente foi dada durante um ato dos delegados piauienses em apoio ao delegado Danilo Barroso.

“Uma ação criminosa. O que aconteceu configura o crime desacato. O delegado de polícia encontrava-se no seu local de trabalho exercendo a sua função quando ele foi desacatado dentro da unidade policial, ou seja, ele estava trabalhando a favor da sociedade para trazer segurança e ordem pública, quando supostos advogados entram no local fazendo tumulto, desacatado a autoridade policial quando na realidade eles deveriam ter conduta ilibada perante a sociedade”, ressaltou o delegado.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Delegado Higgo Martins
Delegado Higgo Martins

Higgo Martins contou ainda alguns dos advogados que aparecem nas imagens desacatando o delegado plantonista Danilo Barroso, estavam participando da mesma festa onde o advogado Marcus Nogueira se encontrava antes do acidente.

“Já temos apurações que demostram que sim, que estavam naquele evento. Então, solicitamos ao delegado geral que abra um inquérito policial mediante portaria para que possamos identificar todos os envolvidos e adotar as medidas cabíveis. Se forem advogados todos responderão perante o conselho de ética da OAB, e se tiver também a participação de pessoas que não sejam advogados também responderão perante a lei”, finalizou o presidente.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Delegados do Piauí
Delegados do Piauí

O acidente

O advogado Marcus Vinícius Nogueira se envolveu em um acidente de trânsito que deixou uma pessoa identificada como Raimundo Nonato da Silva Oliveira morta, no bairro Piçarra, zona sul de Teresina, na noite desta quinta-feira (2). O acidente aconteceu por volta de 22h.

O advogado conduzia uma Hilux modelo SW4 de cor prata e colidiu com um Fiat Siena no cruzamento das avenidas Higino Cunha e Odilon Araújo. Com o impacto da batida, o condutor do Siena morreu no local. O advogado Marcus Nogueira foi preso em flagrante e levado para a Central de Flagrantes.

Solto após fiança de R$ 15 mil

Após pagar fiança de R$ 15 mil, o advogado Marcus Vinícius Nogueira foi solto pela Justiça. Ele havia sido preso em flagrante, mas foi liberado durante audiência de custódia realizada na tarde desta sexta (03). A decisão foi proferida pela juíza Patrícia Luz Cavalcante.

A magistrada concedeu liberdade ao advogado por ele ser réu tecnicamente primário e por não representar “situação de gravidade com perigo de liberdade ao flagranteado”. A promotora Gianny Carvalho, do Ministério Público do Estado do Piauí , pediu a homologação do auto de prisão em flagrante, pedido que não foi acatado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.