Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Gilberto Albuquerque diz que 80% dos profissionais de saúde foram vacinados

Trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência já estão autorizados a se vacinarem.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, afirmou nesta segunda-feira (01) que 80% dos profissionais de saúde e 100% dos idosos institucionalizados já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Gilberto Albuquerque ressaltou que nesse primeiro momento, os públicos alvos estão sendo apenas os trabalhadores da saúde, os idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência.

“Em comparação a outras capitais que já começaram a vacinar idosos que não vivem em instituições, nós não podemos ser comparados. Pois proporcionalmente Teresina tem mais trabalhadores em saúde que Fortaleza ou São Luís. Então como recebemos as doses proporcionalmente à nossa população, ainda não conseguimos concluir a vacinação do pessoal da saúde. Somente quando recebermos mais doses poderemos abrir a vacinação para outros públicos”, diz Gilberto Albuquerque.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque
Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque

Segundo a FMS, a lista nominal de vacinados na capital piauiense está sendo disponibilizada ao Ministério Público. Gilberto destacou que a ampliação do número de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Teresina deixa o município em uma situação confortável no que diz respeito a ocupação da rede de saúde.

“Hoje, 1º de fevereiro, estamos ainda em uma situação confortável, pois vamos receber alguns equipamentos do Ministério da Saúde que podem nos proporcionar até 40 leitos de UTI. Começaremos também a disponibilizar 10 leitos de UTI no Hospital Universitário. Mas como a Covid-19 é uma doença a qual ainda desconhecemos a evolução em cada paciente, pedimos que a população mantenha as medidas de segurança e evitem aglomerações desnecessárias”, explica Gilberto.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.