Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Câmara vai discutir situação do transporte público de Teresina

A audiência está prevista para acontecer na próxima semana com representantes do Conselho Municipal de Transporte, Ministério Público do Piauí e da Prefeitura Municipal.

Nesta sexta-feira (12), foi aprovado no plenário da Câmara Municipal um requerimento de autoria do vereador Dudu (PT) e do presidente Jeová Alencar (MDB) para a realização de uma audiência que deve discutir os problemas enfrentados no transporte público de Teresina.

A audiência está prevista para acontecer na próxima semana com representantes do Conselho Municipal de Transporte, Ministério Público do Piauí e da Prefeitura Municipal. Desde o início de janeiro motoristas e cobradores realizam protestos e paralisações reivindicando ajustes e repasse de pagamentos em atraso.

Foto: Lucas Dias/GP1Dudu
Vereador Dudu (PT)

O parlamentar defendeu que seja feita uma auditoria “profunda” no transporte público de Teresina, além da suspensão do contrato com as empresas.

“Não é só suspender, é executar a licitação. Não podemos permitir que um contrato bilionário, que é a licitação do transporte público, fique aí jogado de um lado para o outro e o povo que precisa do transporte público é quem está pagando o preço. O fato é que a Câmara vai se levantar e vai levantar forte. Vamos fazer um grande debate sobre isso no máximo na primeira semana após o carnaval e com resolutividade para que a gente possa devolver um transporte público de qualidade ao povo de Teresina”, disse em entrevista ao GP1.

O autor do requerimento pediu ainda que seja feita uma investigação mais detalhada sobre o serviço prestado na Capital, bem como a responsabilização dos culpados. “O povo não aguenta mais, nós vamos chamar o Ministério Público Federal, porque tem verba do Inthegra que é do Governo Federal, vamos acionar o Ministério Público do Estado, o Tribunal de Contas que acompanha as licitações, também o Conselho Municipal de Transporte, o Setut e a prefeitura. Eu vou propor que se use o rigor da lei no contrato, quem quer que esteja negligenciando esse contrato tem que pagar. Se houve negligência de gestor anterior, ou dos empresários que não estão cumprindo contrato, que eles paguem na forma da lei”, finalizou.

O presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar, disse que a audiência deve ser realizada o mais rápido possível e destacou os problemas que a população de Teresina vem sofrendo com o transporte público. Ele ainda defendeu que seja feito uma nova licitação do transporte.

“Nós aprovamos o requerimento e acredito que o mais rápido possível vamos realiza-la. A gente tem que fazer os encaminhamentos ao poder executivo para que ele possa estar tomando uma decisão o mais célere possível. Não é fácil, mas temos que tomar uma providência, o transporte público de Teresina é um dos piores do Brasil. Temos a alegria de saber que o Dr. Pessoa vai fazer alguma coisa, pois isso faz parte do seu plano de governo, desde a pré-campanha”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.