Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Defensoria pede que FMS vacine estudantes de medicina em Teresina

De acordo com a FMS, 62.732 doses de vacinas foram aplicadas na Capital e 25.788 foram destinadas aos profissionais da área da saúde.

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, através da 1ª Defensoria Pública de Categoria Especial, que tem como titular o defensor público Nelson Nery Costa, expediu nesta terça-feira (23), recomendação para que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) cumpra o que estabelece o Protocolo Nacional de Vacinação e imunize contra a covid-19 os estudantes de medicina em regime de internato nos hospitais públicos e privados.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 divulgado pelo Governo Federal estabelece a inclusão dos estudantes de medicina em regime de internato como grupo prioritário. “A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios”, diz o documento.

Foto: Divulgação/AscomDefensoria Pública do Piauí
Defensoria Pública do Piauí

Ao justificar a recomendação, o defensor público argumenta que a exposição dos estudantes em regime de internato pode se tornar um foco de disseminação da contaminação da covid-19, ao levar o vírus para as suas residências e expor seus familiares. “Os estudantes de medicina no quinto e no sexto ano passam a trabalhar nos hospitais realizando um roteiro de áreas e disciplinas, como pediatria, ginecologia, obstetrícia, UPA, emergência, cirurgia e outras. Mesmo não atuando na linha de frente do combate à Covid-19, acabam se expondo ao vírus, quando trabalham em hospitais que têm uma ala específica para tal caso, por exemplo”, ressalta Nelson Nery Costa.

O defensor público se reuniu na última sexta-feira (19) com o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, para discutir a inclusão dos estudantes em regime de internato como sujeitos à vacinação dos profissionais de saúde. A partir do encontro, o secretário de Saúde encaminhou o pedido às autoridades dos comitês de vacinação municipais, que são os responsáveis para implementar a mudança e o reconhecimento da necessidade de serem incluídas essas pessoas como grupo de risco, o que torna necessária sua imunização.

Foto: Divulgação/AscomFlorentino Neto
Florentino Neto

O que diz a FMS

Sobre o assunto, a Fundação Municipal de Saúde justifica que segue o protocolo de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde para as vacinas que são encaminhadas pela Secretaria de Estado da Saúde. O órgão destaca que até o momento não foram enviadas doses específicas para o grupo citado.

De acordo ainda com a Fundação Municipal de Saúde, 62.732 doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na capital, desse total, 25.788 foram destinadas aos profissionais da área da saúde.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.