Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS confirma primeiro caso da febre Oropouche no HUT em Teresina

A febre Oropouche já causou surtos e epidemias em vários estados brasileiros.

A Fundação Municipal de Saúde informou nesta quarta-feira (28), que recebeu o resultado da investigação de um caso de infecção pelo vírus Oropouche, que deu positivo em um paciente que estava internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em janeiro deste ano.

A febre Oropouche é uma arbovirose, ou seja, virose transmitida por mosquitos, que apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, embora com risco bem menor de complicações hemorrágicas e de morte. A febre Oropouche já causou surtos e epidemias em vários estados brasileiros. A doença pode ocorrer de forma esporádica (casos isolados) ou na forma de surtos ou epidemias.

Os exames do teste de inibição da hemaglutinação realizados no Instituto Evandro Chagas, laboratório de referência do Ministério da Saúde, confirmaram a doença. A investigação epidemiológica procedida pela FMS indicou que o paciente foi infectado em Teresina.

A FMS informou que a rede de vigilância epidemiológica local está atenta e sensibilizada para a ocorrência de surtos com sintomas semelhante a dengue. A Gerência de Zoonoses (GEZOON) já realizou as ações de vigilância entomológica, por meio da captura vetorial de mosquitos no entorno da residência do paciente, para classificação, identificação e detecção viral na circunvizinhança.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.