Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia indicia 4 pessoas por homicídio culposo de lutador de boxe em Teresina

O lutador morreu após uma luta de boxe realizada no dia 24 de abril no bairro Itaperu.

A Polícia Civil do Piauí, por meio do delegado titular do 7º Distrito Policial de Teresina, Menandro Pedro, indiciou quatro pessoas por homicídio culposo pela morte do lutador Jonas de Andrade Carvalho, conhecido nos ringues como “Guerreiro de Luz”. Ele morreu após uma luta de boxe clandestina realizada no dia 24 de abril, no bairro Itaperu, zona norte de Teresina.

Foram indiciados por homicídio culposo os organizadores do evento, José Cláudio Lima Sales e Francisco Rulimar Soares da Silva, o boxeador Jonatas Gomes Pereira e o árbitro Allef Jordelly Alves Costa. Durante entrevista na manhã desta quarta-feira (19), o delegado Menandro Pedro ressaltou que todos os envolvidos possuem participação direta na morte do lutador.

Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Menandro Pedro
Delegado Menandro Pedro

“O inquérito muito grande, mas tudo o que eu ouvi esclareceu melhor caso. Eles [organizadores] estavam fazendo um evento e se responsabilizaram por esse evento, lá eu não chamo de luta de boxe, era uma briga, porque tudo era irregular, além de acontecer no período proibido porque tinham vários decretos. O árbitro nunca fez um curso de árbitro, ele somente estava acompanhando outro lutador quando o organizador o chamou para ser árbitro e ele foi. O que causou o óbito da vítima foram os vários socos deferidos pelo adversário Jonatas na luta. Essas pessoas estão todas sendo responsabilizadas por homicídio culposo, houve imperícia, negligência e imprudência naquela briga”, relatou o delegado.

Crime contra a saúde pública

A polícia também indiciou a fisioterapeuta Maria Teresa Lima Sales, o radiologista Manoel César Alves de Lima Júnior e os enfermeiros João Paulo Pereira dos Reis e Vanessa Antônia Sales Lima. Os quatro profissionais da saúde estavam no evento clandestino e foram indiciados por crime contra a saúde pública.

Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Menandro Pedro
Delegado Menandro Pedro

“Os profissionais de saúde tinham obrigação de saber dos riscos no local. Nesse evento tinham de 200 a 300 pessoas, muitas sem máscaras, sem nenhum equipamento de primeiros socorros e ainda estavam sendo vendida muita bebida alcóolica”, afirmou.

Laudo aponta que lutador morreu por traumatismo crânioencefálico

O laudo cadavérico do lutador apontou que ele morreu por causa de uma hemorragia intracraniana em decorrência de traumatismo crânioencefálico, produzido por ação contundente.

Foto: Reprodução/WhatsAppJonas de Andrade Carvalho Filho
Jonas de Andrade Carvalho Filho

“A vítima não tinha uma lesão externa, mas quando abriram a cabeça encontraram um traumatismo craniano com hematomas que causou o óbito, traumatismo proveniente de instrumento contundente, que foram os socos com luvas de 12 onças. Não há dúvida, o laudo é esclarecedor”, declarou.

Relembre o caso

Um homem identificado como Jonas de Andrade Carvalho, conhecido nos ringues como ‘Guerreiro da Luz’, morreu após participar de uma luta de boxe clandestina, na noite do dia 24 de abril, no bairro Itaperu, zona norte de Teresina.

De acordo com testemunhas que estavam no local, o homem sofreu várias pancadas na cabeça durante a luta e foi levado ainda com vida para o Hospital do Buenos Aires. Infelizmente, as pancadas que Jonas de Andrade sofreu atingiram o seu crânio e o atleta morreu horas após dar entrada na unidade saúde.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.