Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Estudante acampa na UFPI em protesto pelo retorno de aulas práticas

Pedro Ilo é estudante do curso de Odontologia e está acampado desde ontem em frente às salas do curso.

Renato Rodrigues/GP1 1 / 6 Pedro Ilo, estudante de Odontologia da UFPI Pedro Ilo, estudante de Odontologia da UFPI
Renato Rodrigues/GP1 2 / 6 Local onde o estudante está acampado Local onde o estudante está acampado
Renato Rodrigues/GP1 3 / 6 Local onde o estudante prepara suas refeições Local onde o estudante prepara suas refeições
Renato Rodrigues/GP1 4 / 6 Pedro Ilo, estudante de Odontologia da UFPI Pedro Ilo, estudante de Odontologia da UFPI
Renato Rodrigues/GP1 5 / 6 O estudante pede a volta das aulas práticas na UFPI O estudante pede a volta das aulas práticas na UFPI
Renato Rodrigues/GP1 6 / 6 A barraca e roupas utilizadas pelo estudante A barraca e roupas utilizadas pelo estudante

O estudante do 8° período do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Pedro Ilo Rebelo de Azevedo, está acampado desde ontem (25) no campus de Teresina em protesto pelo retorno das aulas práticas, que estão suspensas desde o ano passado em razão da pandemia da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Em entrevista ao GP1, o estudante disse que reivindica a volta das atividades nas clínicas odontológicas da instituição de ensino superior, que estão paralisadas há 1 ano e dois meses. Pedro afirma que necessita das aulas práticas para dar conclusão ao curso, mas que um grupo de professores se nega a voltar a ministrar as aulas, acabando por prejudicar a formação dos alunos.

“A minha turma é a que está mais próxima de se formar. A nossa reivindicação é pela volta total das clínicas, com total biossegurança e dentro dos padrões que todas as outras instituições de ensino superior do Piauí estão adotando e já funcionando. Todos os professores já estão vacinados, mas tem um grupo de professores da Odontologia que está dificultando, que não querem voltar. Eles alegam que querem uma reforma nas clínicas e o prazo dessa reforma é de mais de um ano e isso é grave para a gente porque já estamos há um ano e dois meses parados”, explicou.

Pedro afirmou ainda que também é de interesse da população que as clínicas voltem a funcionar, uma vez que os estudantes realizam gratuitamente procedimentos de alta complexidade que não são realizados pelo SUS.

“É fundamental que as clínicas voltem a funcionar, porque a gente vê muita teoria, mas a teoria por si só não sedimenta, a parte prática é a hora que o conhecimento vai ser sedimentado. Nós temos professores que estão nos apoiando e que inclusive querem voltar imediatamente, mas o outro grupo dificulta. A clínica também é importante para a população, hoje vai ter entrevista com os pacientes que nós trazemos e o SUS não consegue capilaridade para resolver problemas mais complexos desses pacientes, quem resolve é a gente. Nós fazemos tratamento de prótese, canal de molar que é um tratamento altamente complexo”, completou o estudante.

O que diz a UFPI

O vice-reitor da Universidade Federal do Piauí, Viriato Campelo, informou que as aulas práticas já estão ocorrendo de forma híbrida. Ele disse ainda que a previsão para o retorno das atividades nas clínicas do setor de Odontologia está programado para agosto, quando inicia o segundo semestre do período letivo.

“Todas as atividades programadas para o curso de Odontologia estão ocorrendo. Num primeiro momento, ocorreram as aulas teóricas e, agora, já se iniciaram as aulas práticas dentro do sistema híbrido. Está tudo programado. Não há nenhuma atividade nossa programada com as clínicas agora, somente daqui três meses, em agosto, com o início do segundo semestre letivo. As clínicas envolvem presença de pessoas no campus, o que exige determinadas providências da Universidade. Todas as atividades programadas para este momento dizem respeito aos laboratórios, não às clínicas”, informou o vice-reitor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.