Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington Dias afirma que estranhou convocação para depor em CPI

“Estranho, pois já havia dito que eu compareceria com convite, bastaria marcar o horário", declarou.

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT-PI) afirmou ao GP1, nesta quinta-feira (27), que estranhou o fato de o Senado Federal ter aprovado sua convocação para depor na CPI da Covid. O chefe do executivo estadual recordou que já havia se colocado voluntariamente à disposição para colaborar com os trabalhos da Comissão.

O governador afirmou que pode contribuir para acertar o melhor caminho para evitar uma tragédia maior devido a quantidade de mortes ocasionadas pela pandemia. Mesmo diante da revelação do interesse de comparecer à CPI, Wellington lembrou que tal deliberação do Senado, é ilegal como já havia sido determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Foto: Lucas Dias/GP1Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias participa da missa de corpo presente de Firmino Filho
Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias

“Estranho, pois já havia dito que eu compareceria com convite, bastaria marcar o horário, e sabem que é ilegal, como aliás já disseram os membros da CPI e decisão recente do STF”, declarou o chefe do Palácio de Karnak.

“Não deixar de citar que mantenho a mesma disposição de comparecer, e acho que posso contribuir e muito. Não apenas para tratar da tragédia que já aconteceu mas, principalmente, para ajudar a acertar o caminho para evitar tragédia maior daqui para frente”, disse Wellington que também desempenha a função de coordenador do Fórum dos Governadores.

STF deverá proibir

Embora tenham sido aprovadas as convocações de Wellington e mais oito governadores, integrantes da CPI da Covid reconhecem reservadamente, que o Supremo Tribunal Federal deve barrar esses depoimentos. Isso porque, pelo entendimento legal, investigação de governador é uma atribuição que cabe a Assembleia Legislativa de cada Estado.

O presidente

No Congresso, o movimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) de apresentar requerimento pedindo a convocação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teve o objetivo de criar um constrangimento para a chamada "tropa de choque" do Palácio do Planalto e assim, evidenciar o impedimento para o depoimento dos governadores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.