Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Maternidade Evangelina Rosa vai atender casos de médio e alto risco

A determinação consta na portaria nº 429, de 28 de maio, assinada pelo secretário Florentino NEto.

A partir desta terça-feira (01), a Maternidade Dona Evangelina Rosa receberá pacientes classificadas como médio e alto risco e somente por regulação. A determinação consta na portaria nº 429, de 28 de maio, assinada pelo secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto.

Clique aqui e confira a portaria

De acordo com a portaria, a maternidade funcionará dentro do perfil assistencial de atendimento à gestante estratificada de médio e alto risco, não recebendo pacientes por demanda espontânea, somente de forma referenciada via regulação.

Consta ainda que nos próximos 60 dias (até 01 de agosto) gestantes que procurarem a maternidade espontaneamente serão acolhidas, orientadas e referenciadas se necessário.

A medida foi tomada levando em consideração a superlotação da maternidade ocasionada pelo grande número de gestante de risco habitual quer seja por demanda espontânea ou transportadas via municípios, o que prejudica o atendimento de qualidade da gestante de médio e alto risco impactando na morbimortalidade materna, neonatal e infantil.

O documento reforça ainda o papel dos municípios em qualificar as ações do pré-natal, os pontos de atenção e referenciar seus pacientes de acordo com o que preconiza o processo de Regulação Estadual.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.