Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Escritor piauiense completa 96 anos e ganha homenagem da Eduespi

Clóvis Moura, escritor amarantino terá livro lançado nesta quinta-feira (10), às 19h.

Em comemoração aos 96 anos do nascimento de Clóvis Moura, escritor e jornalista amarantino que dá nome ao campus da Universidade Estadual do Piauí, localizado na região do Dirceu, zona sudeste de Teresina a Editora da Universidade Estadual do Piauí (EDUESPI) lança o escrito “Quilombo: resistência ao escravismo”.

O lançamento acontece nesta quinta-feira (10), às 19h através de transmissão no canal da Uespi.

A sinopse da obra foi escrita pela filha de Clóvis Moura, Soraya Moura, que no texto destaca características do pai e sua personalidade, seus posicionamentos políticos e seu engajamento nas questões sociais. “A publicação da presente obra pela Editora da Universidade Estadual do Piauí tem um duplo significado especial que vai além da divulgação de seu pensamento como sociólogo, historiador e estudioso das questões raciais no Brasil”, ressalta a escritora.

Foto: Divulgação/ Ascom UespiLivro de Clóvis Moura será lançado nesta quinta-feira (10)
Livro de Clóvis Moura será lançado nesta quinta-feira (10)

Clóvis Steiger de Assis Moura nasceu em 10 de julho de 1925, em Amarante, município localizado a 162km de Teresina. Foi sociólogo, jornalista, historiador e escritor. Filho de pai negro e mãe alemã, foi um homem múltiplo, fiel as suas convicções, poeta sensível e intransigente contra toda forma de preconceito.

Para o diretor da Eduespi, professor Marcelo de Sousa Neto, celebrar a memória de Clóvis Moura é um gesto de compromisso para com o escritor piauiense.

“Celebrar Clóvis Moura significa um gesto de compromisso com a potência de pesquisa de intelectuais piauienses e da necessidade de sua apropriação por toda a sociedade”, disse o diretor. Ao se tratar sobre a obra à ser publicada, Marcelo Neto diz que ”[...] no caso específico da obra “Quilombo: resistência ao escravismo” significa ainda o compromisso da UESPI com a voz e as demandas dos movimentos negros em nosso país, pois, o trabalho de Clóvis Moura nos ajuda a compreender a história da população negra no Brasil a partir da perspectiva de sua resistência e do seu protagonismo”, finaliza.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.