Fechar
GP1

Teresina - Piauí

“O transporte de Teresina sempre foi ruim”, diz Edson Melo

O tucano, no entanto, ponderou que nos últimos meses o sistema de transporte público “piorou”.

“O sistema de transporte de Teresina sempre foi ruim”, disparou o vereador de Teresina Edson Melo (PSDB) durante entrevista à imprensa nesta quarta-feira (30). O tucano, no entanto, ponderou que nos últimos meses o sistema “piorou”.

Edson Melo defendeu uma repactuação do sistema de transporte e avaliou que “houve uma evolução muito grande” nos últimos 30 anos, mas que é necessário um maior controle do poder público.

Foto: Lucas Dias/GP1Edson Melo
Edson Melo

“Tem que ser repactuado, tem que ser revisto, modernizado e inclusive com o controle maior do poder público. Isso é o que estamos defendendo e não olhando para trás. Olhando para trás a gente tem que ver que houve uma evolução muito grande de 30 anos para cá no sistema de transporte. Está adequado? Nunca foi. O sistema do transporte de Teresina sempre foi ruim. Agora piorou e isso nós não queremos”, afirmou Edson Melo.

Solução

Edson Melo se reuniu com engenheiros e ex-superintendentes da Strans e desenvolveu um documento listando possibilidades a serem feitas pela prefeitura, a fim de solucionar a problemática para quem depende do transporte público na capital.

“Claro que a solução definitiva não vai ser o vereador Edson Melo que vai apresentar, não vai ser a CPI e nem qualquer vereador. A solução tem que ser dada pela prefeitura, que é o poder concedente. Estamos lançando algumas sugestões e vamos dar por escrito”, afirmou o vereador.

Dentre as possíveis soluções apresentadas pelo vereador está o controle total da receita do sistema por meio de um fundo, realizar o pagamento das empresas conforme quilometragem rodada e não por número de passageiros.

“Controle total da receita de sistema pela prefeitura através do fundo de transporte. Chegar e pagar para as empresas a partir da quilometragem rodada, independentemente do número de passageiros, mas deve haver o controle do número de passageiros. Tudo isso as secretarias, prefeituras e empresas foram preparadas nos últimos anos para ter esse tipo de controle. Antigamente, dez anos atrás, não existia”, continuou o parlamentar.

Foto: Lucas Dias/GP1Vereador Edson Melo
Vereador Edson Melo

Greves

Edson Melo também relembrou da época em que a capital protagonizava greve no transporte público e manifestações coordenadas por estudantes contra o aumento da passagem. Para evitar o confronto, o prefeito Firmino Filho na época decidiu congelar a meia passagem e cobrir o valor por meio de subsídio.

“O prefeito Firmino Filho congelou a meia passagem dos estudantes há cinco anos. A prefeitura assumiu a responsabilidade de subsidiar. Qual a capital brasileira que não paga subsídio? Antigamente só o passageiro que pagava. Todo ano o prefeito tinha que dar um reajuste, todo ano tinha greve por causa do aumento da passagem, coordenada por boa parte dos estudantes, tocava fogo em pneu. Vocês lembram? Isso nunca mais ocorreu, mas tem que a prefeitura assumir”, defendeu Edson Melo.

Não é solução

Para o parlamentar, desregulamentar o sistema de transporte, permitir a entrada de qualquer empresa para oferecer o serviço de transporte coletivo ou a criação do táxi-lotação não será solução para o problema.

“Acredito que o subsídio vai continuar tendo. Muita gente que é favorável, pessoas de uma certa escolaridade dizendo para acabar tudo, não pagar nada e desregulamentar o sistema de transporte de Teresina. Quem quiser botar um ônibus, queira colocar uma van, um taxi-lotação faça. Será se isso é solução?”, questionou o vereador.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.