Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Iphan abre processo de tombamento do prédio do Sanatório Meduna

Recentemente, o tombamento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Teresina.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu processo de tombamento do prédio do antigo Sanatório Meduna no dia 21 de junho. Recentemente, o tombamento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Teresina.

O GP1 conversou nesta segunda-feira (05) com o presidente do CMPC, João Henrique Vieira, que comemorou a abertura do processo no Iphan. Ele explicou que o procedimento tramita nas três esferas (municipal, estadual e federal).

Foto: Divulgação/AscomSanatório Meduna
Sanatório Meduna

“O conselho recebe com muita satisfação mais uma notícia desse processo de tombamento do Meduna, agora oficialmente a abertura do processo no Iphan, ou seja, na esfera federal. O processo já tramitou na esfera estadual e aguarda posição do governador, e no âmbito municipal, o conselho, que tem a prerrogativa de emitir esses pareceres sobre tombamento, se reuniu, analisou a questão e foi aprovado parecer pedindo tombamento e encaminhado esse parecer para o prefeito”, explicou.

João Henrique explicou que o prédio já é protegido com o reconhecimento do conselho municipal, no entanto, o tombamento precisa ser homologado.

“Esperamos que a prefeitura homologue esse tombamento, para que a gente garanta a preservação desse bem e que possamos começar um diálogo com os proprietários sobre a melhor maneira de se utilizar aquele espaço, que é um bem privado, porém, de importância para a cidade, por isso batalhamos pelo tombamento”, ressaltou o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.