Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington Dias afirma que debate sobre vaga no TCE caberá a Alepi

"Não tratei ainda sobre nenhuma definição até em respeito ao processo do TCE e legislativo", falou Dias.

O governador Wellington Dias (PT-PI) está evitando se pronunciar publicamente sobre as discussões acerca do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que ficará vago com a aposentadoria compulsória de Luciano Nunes, nesta quarta-feira (07).

Wellington chamou atenção para o rito do processo e reforçou que a escolha caberá a Assembleia Legislativa e que, portanto, ficará a cargo do poder legislativo os debates para dissolver os eventuais impasses. Até o momento, seis deputados da base do governo demonstraram interesse pelo espaço. “Primeiro a gente tem que respeitar a ordem das coisas, cabe inicialmente ao próprio Tribunal dar o primeiro passo a partir de uma posição oficial do conselheiro, que conclui o seu mandato”, disse o governador à imprensa nessa segunda-feira (05).

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

“Temos a apresentação de um edital, que é coordenado pela presidente do TCE, Lilian Martins, e a partir daí o encaminhado a Alepi. É uma vaga que legalmente vai caber ao legislativo debater, discutir e aprovar. Não tratei ainda sobre nenhuma definição, até em respeito ao processo do TCE e em respeito ao próprio legislativo”, finalizou Wellington.

Postulantes ao cargo

Alguns deputados estaduais já tornaram público o interesse para concorrer à vaga na Corte de Contas. Estão na lista Wilson Brandão (Progressistas), Franzé Silva (PT), Flora Izabel (PT), Ziza Carvalho (PT) e Zé Santana (MDB).

Apesar de ainda não ter vindo a público falar sobre a pauta, corre nos bastidores da Assembleia Legislativa que o deputado Flávio Júnior (PDT) também teria confirmado intenção de entrar nas discussões sobre o espaço no Tribunal de Contas do Estado.

Vacância

O conselheiro Luciano Nunes protocolou pedido de aposentadoria do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para o dia 07 de julho, três dias antes de completar 75 anos, idade necessária para aposentadoria compulsória.

Com a aposentadoria de Luciano Nunes, o TCE deve anunciar a vacância à Alepi, resposável pela abertura de edital para escolha do novo conselheiro, e o nome mais votado na Casa é encaminhado para sanção do governador Wellington Dias (PT). Qualquer cidadão pode se candidatar ao cargo, cumprindo algumas exigências.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.