Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina não tem vacinas para adolescentes sem comorbidades, diz FMS

Segundo Gilberto Albuquerque, a FMS possui somente as doses para adolescentes com comorbidades.

Em entrevista ao GP1, nesta terça-feira (21), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informou que Teresina deve seguir a orientação do Ministério da Saúde e irá somente vacinar, contra a covid-19, os adolescentes com comorbidades, com deficiência permanente, adolescentes gestantes, puérperas e lactantes.

Segundo Albuquerque, a FMS deve seguir a orientação do ministro Marcelo Queiroga, devido a questão de disponibilidade de doses, pois o município tem estoque somente para vacinar o público que é permitido no momento.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Gilberto Albuquerque
Gilberto Albuquerque

“Os adolescentes com comorbidades, nós estamos vacinando normalmente, também entra os grupos de adolescentes gestantes e puérperas também. Agora, nós não temos doses a mais para vacinar os adolescentes sem comorbidades. Então se chegar alguma dose a mais, a gente administra como vier na nota técnica. Então não temos o que fazer”, informou o presidente FMS.

Orientação do Ministério da Saúde

No último dia 15 de setembro, o Ministério da Saúde tirou adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades da lista de grupos cuja vacinação contra a covid-19 é recomendada. Por meio de uma nota informativa, a pasta pede que sejam vacinados apenas os adolescentes com comorbidades ou privados de liberdade. O uso da vacina da Pfizer neste grupo foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Piauí manterá vacinação

Já no último dia 16 de setembro, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), decidiu manter a aplicação da vacina contra covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos mesmo após orientação do Ministério.

Segundo a Sesapi, o Piauí já conta com o total de 61 cidades com a vacinação de adolescentes iniciadas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.