Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Juíza autoriza recambiamento de acusado de matar Janes Castro

A decisão foi da juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba.

A juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, autorizou o recambiamento definitivo de Evando Tenório Brito, preso no dia 5 de setembro na cidade de Alagoinha, em Pernambuco, acusado de participação na execução do empresário Janes Cavalcante de Castro, proprietário da imobiliária J. Castro, ocorrido em setembro de 2020, em Parnaíba. A decisão é de 15 de setembro.

O pedido de recambiamento foi pelo delegado da Polícia Civil do Piauí, Maikon Kaestner, que argumentou ser imprescindível para investigação. O membro do Ministério Público manifestou-se favoravelmente à representação da autoridade policial e requereu o recambiamento do acusado para a Penitenciária Mista de Parnaíba.

Já a defesa, por sua vez, pleiteou a permanência de Evandro no local em que se encontra recolhido alegando que o recambiamento é motivado tão somente pela repercussão do caso, uma vez que os autos tramitam em processo judicial eletrônico, cujos atos processuais podem ser realizados virtualmente.

Foto: DivulgaçãoEmpresário Janes Castro
Empresário Janes Castro

“Evidência que a permanência de sua custódia no local em que se encontra, não ocasiona prejuízo ao transcurso do feito, ao contrário, viabiliza a assistência prestada ao preso, sobretudo pela proximidade com a sua família”, destacou a defesa.

Em sua decisão, a magistrada reconheceu que “o processo judicial eletrônico desburocratiza o procedimento, assim como, as audiências realizadas virtualmente agregaram e conquistaram espaço no cotidiano judicial, no entanto, no caso de o preso estar custodiado em juízo diverso, outra etapa necessária permanece sendo utilizada e reverte de morosidade o ato, tal como a expedição de carta precatória e das demais comunicações e acontecimentos, como condições técnicas adequadas, que devem ser perfeitamente alinhados para sua ocorrência. O que demonstra que a possibilidade de realização dos atos, mesmo com a distância física do detento, não é justificativa idônea para nortear sua permanecia em juízo diverso do da culpa”.

Por fim, a juíza afirmou que recambiamento do preso provisório para estabelecimento prisional na sede do juízo mostra-se, de fato, necessário à célere e regular persecução criminal – a exemplo do que já ocorreu com outros denunciados.

Morte de Janes Castro

O dono da Imobiliária J. Castro foi perseguido e executado a tiros dentro de um carro, na tarde do dia 18 de setembro de 2020, no bairro Frei Higino, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

De acordo com a Polícia Militar, ao ser atingido pelos disparos ainda dentro do carro que conduzia, a vítima perdeu controle da direção e colidiu em uma residência. Câmeras de segurança flagraram a fuga dos suspeitos e auxiliaram na investigação do caso.

Operação Sicário

No dia 14 de abril de 2021, a Polícia Civil do Piauí, em conjunto com a Polícia Civil de Pernambuco, deflagrou a Operação Sicário e prendeu seis pessoas. Inicialmente, foram presos Marcos Aurélio de Paiva Leal (fazendeiro), Edson Carlos Veríssimo da Silva, José Robervan de Araújo, que conduzia o Siena, e outras três pessoas que não tiveram os nomes divulgados.

Em junho, outras duas pessoas acabaram presas, Wandyson Antunes Barros no município de Venturosa-PE, e, por último, José Hiago Ferreira da Silva, em Arcoverde-PE. No dia 23 de julho, uma mulher identificada como Elida Raysa Machado de Albuquerque Soares também foi presa acusada de participar da morte do empresário. Ao todo, dez pessoas já foram presas acusadas de envolvimento na morte de Janes Castro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.