Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Centro de Zoonoses investiga caso suspeito de raiva canina em Teresina

O animal testou positivo para a raiva, porém outros dois testes foram feitos para confirmar a doença.

O Centro de Controle de Zoonoses informou nesta quarta-feira (28) que está investigando um caso suspeito de raiva canina na cidade de Teresina. O diretor do centro, Paulo Marques, contou ao GP1 que o primeiro teste no animal deu positivo para a raiva canina, por isso, outros dois exames foram feitos para confirmar a doença.

O diretor informou ainda que o órgão foi procurado por uma moradora da Capital que alegou que foi mordida por um cachorro que apresentava comportamento raivoso. Por esse motivo, o animal foi sacrificado pela gerência de zoonoses por apresentar uma aparência bastante debilitada e para ser feita a execução da coleta do material no crânio do animal, que foi encaminhado ao laboratório de raiva.

“O primeiro exame que foi feito, foi sugestivo de coorpositividade e nós já estamos fazendo o segundo exame que é uma inoculação em camundongo que leva cerca de 21 dias para se ter o resultado, já o material do terceiro exame será levado até o laboratório de São Paulo no qual será feito os demais exames. Esses três exames são necessários para que haja uma confirmação”, explicou o diretor Paulo Marques.

O Centro de Zoonoses informou ainda que a mulher está recebendo os tratamentos necessários dos médicos do Hospital Primavera, que atuam prontamente nesses casos.

Paulo Marques também detalhou que logo se iniciará a campanha de vacinação antirrábica e o fato de não ter sido começado ainda foi devido a falta de insumos. Mas assim que todos os materiais para campanha estiverem prontos, como isopor, quentinhas para os profissionais, camisas e banner, a vacinação deverá ser iniciada.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.