Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Passagem de ônibus em Teresina não tem previsão de reajuste, diz Setut

De acordo com o Setut, a Prefeitura de Teresina não estabeleceu nenhum diálogo sobre o reajuste.

O Sindicato de Empresas do Transporte Urbano de Teresina (Setut) comunicou nesta quarta-feira (05) que a capital piauiense não tem previsão para aumento da passagem de transporte público para o ano de 2022. Atualmente, a tarifa é de R$ 4,00 e o valor foi estabelecido em 2020, sem ter passado por aumento no ano passado.

De acordo com o Setut, em nota, a Prefeitura de Teresina não estabeleceu nenhum diálogo sobre o reajuste da tarifa. As empresas do transporte público ainda estão realizando levantamentos para apontar as diferenças de custos entre os anos de 2020 e 2021.

Foto: Lucas Dias/GP1Passageiros ficam sem ônibus de Teresina
Passageiros de ônibus de Teresina

“O SETUT informa que a política tarifária do sistema de transporte público de Teresina é de competência da gestão municipal e, até o momento, não foi sinalizado nada a respeito de aumento da tarifa. As empresas seguem no aguardo do resultado final do trabalho de levantamento dos valores devidos pela Prefeitura às empresas concessionárias referente às diferenças entre custo e tarifa em 2021, que ficou de ser elaborado pela Comissão constituída pelo Município e que foi criada para tal finalidade, como uma das cláusulas do acordo realizado com os consórcios, em outubro de 2021”, disse o sindicato em nota.

Ainda conforme o Setut, as empresas pretendem buscas uma desoneração dos custos para evitar um aumento no preço das passagens. “Aqui em Teresina ainda não existe nenhum diálogo a respeito de aumento ou de aporte para manutenção do sistema. O SETUT entende que no momento é mais importante para todos, uma desoneração dos custos do que uma simples majoração no preço”, ressaltou.

Confira a nota do Setut na íntegra

O SETUT informa que a política tarifária do sistema de transporte público de Teresina é de competência da gestão municipal e, até o momento, não foi sinalizado nada a respeito de aumento da tarifa. As empresas seguem no aguardo do resultado final do trabalho de levantamento dos valores devidos pela Prefeitura às empresas concessionárias referente às diferenças entre custo e tarifa em 2021, que ficou de ser elaborado pela Comissão constituída pelo Município e que foi criada para tal finalidade, como uma das cláusulas do acordo realizado com os consórcios, em outubro de 2021

O SETUT reitera que o setor de transporte público no Brasil vem sofrendo constantes perdas desde o início da pandemia com a queda do número de passageiros, o aumento explosivo e gradativo no valor dos combustíveis e a falta de apoio do poder público para suprir os custos do sistema.

Em várias capitais já se fala em aumento da tarifa de forma a suprir os custos do sistema e evitar a perda de qualidade do serviço ao consumidor. Levantamento da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) mostra que 35 cidades aumentaram os valores da tarifa desde dezembro. Entre elas, 11 de médio porte e 4 de grande porte.

Aqui em Teresina ainda não existe nenhum diálogo a respeito de aumento ou de aporte para manutenção do sistema. O SETUT entende que no momento é mais importante para todos, uma desoneração dos custos do que uma simples majoração no preço!!

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.