Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Arma de PM que atirou em show do Tarcísio do Acordeon será periciada

A arma foi apreendida durante cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa do policial.

O delegado Paulo Gregório, titular do 5º Distrito Policial, informou ao GP1 nessa quinta-feira (06), que a pistola 9 milímetros utilizada para efetuar disparos no show do cantor Tarcísio do Acordeon no dia 19 de dezembro de 2021, passará por perícia. A arma foi apreendida na residência do soldado do 16º BPM, João Batista dos Santos, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela juíza Elvanice Pereira de Sousa Frota Gomes.

Segundo o delegado, a perícia vai analisar se houve alguma adulteração na arma de fogo apreendida. Caso seja constatada a adulteração, o PM também pode ser indiciado por tentativa de obstrução de Justiça. “Somente a perícia vai dizer se houve alguma adulteração ou se a arma estava capaz de efetuar o disparo. A arma foi encaminhada para o Instituto de Criminalística e vem o laudo pericial, que é a prova técnica, também conclusiva. A perícia técnica é feita pelos peritos oficiais. Quando você adultera um local de crime ou um elemento do fato, pode configurar uma fraude processual ou outro tipo de crime. Ao final do inquérito tudo vai ser tudo colocado no relatório”, informou o delegado Paulo Gregório.

Foto: Brunno Suênio/GP1Delegado Paulo Gregório
Delegado Paulo Gregório

Ainda conforme o delegado, o inquérito deve ser concluído no prazo de 30 dias e todos os elementos apontam para o indiciamento do policial militar. “Tudo caminha para o indiciamento. Os elementos apontam, há vários elementos que provam. O inquérito tem uma tese inquisitiva, os elementos de informação só vão ser realmente analisados durante o procedimento criminal na Justiça, mas todos os elementos que foram colhidos já apontam para a autoria do fato, sem dúvida. Vamos concluir o inquérito no prazo de 30 dias, que é o prazo legal”, ressaltou o titular do 5º DP.

Delegado não vai pedir a prisão do policial militar

O delegado Paulo Gregório explicou que mesmo com os elementos que comprovam a materialidade do crime, não é possível pedir a prisão do policial, pois não há critérios suficientes para pedir esse tipo de medida cautelar. “A gente sabe que uma prisão cautelar necessita dos critérios, infelizmente não há critérios para pedir esse tipo de cautelar mais restritivo da liberdade. Pela lei, ele tem residência fixa, emprego fixo. Então a gente só cumpre a lei e toma todos os atos necessários no procedimento”, explicou o delegado.

Arma utilizada não é da Polícia Militar

Conforme o delegado Paulo Gregório a arma utilizada para efetuar os disparos é de uso pessoal do soldado da PM. "Essa arma possivelmente é de uso pessoal dele. Foi feita uma vistoria no local do evento e foram encontradas as cápsulas, comprovando a materialidade do delito, os estojos de munições calibre 9 milímetros. De imediato a gente deduz que a arma seja de uso particular, pois não é normal o Estado cautelar a arma 9 milímetros, sempre é .40 para as forças policiais", frisou Paulo Gregório.

Corregedoria vai investigar conduta do policial militar

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Lindomar Castilho, disse ao GP1 que a Corregedoria da Polícia Militar vai abrir procedimento contra o soldado do 16º BPM, João Batista dos Santos.

Segundo Lindomar Castilho, a conduta do soldado da Polícia Militar, bem como da companheira dele, uma oficial da PM lotada no Palácio de Karnak, serão apuradas. “Será apurada, a Corregedoria está aguardando a comunicação do Distrito Policial”, afirmou o comandante-geral.

O soldado João Batista estava ao lado da companheira, quando sacou a arma para cima e efetuou três disparos com uma pistola 9 milímetros no meio da multidão presente no show do Tarcísio do Acordeon. Como a esposa do soldado é tenente da Polícia Militar e possui uma posição hierárquica superior, ela deveria ter dado voz de prisão ao soldado e também poderá responder administrativamente.

Entenda o caso

Um soldado lotado no 16º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, identificado como João Batista dos Santos, 35 anos, efetuou três disparos de arma de fogo para cima durante o show do cantor Tarcísio do Acordeon, na madrugada do dia 19 de dezembro, na arena do Teresina Shopping, no bairro Noivos, zona leste de Teresina. No mesmo evento se apresentaram ainda João Gomes e Victor Fernandes.

Foto: GP1Soldado João Batista
Soldado João Batista

De acordo com as imagens que foram gravadas por um fã que assistia ao show do cantor, o homem apontou a arma para cima e efetuou três disparos de arma de fogo no meio da multidão. Também é possível ver o momento em que a companheira do soldado tenta contê-lo, mas sem sucesso.

Um homem ainda não identificado efetuou três disparos de arma de fogo para cima durante o show do cantor Tarcísio do Acordeon, na madrugada deste domingo (19), na arena do Teresina Shopping, no bairro Noivos, zona leste de Teresina. No mesmo evento se apresentaram ainda João Gomes e Victor Fernandes.

Posted by GP1 - O 1º Grande Portal de Notícias do Piauí on Sunday, December 19, 2021

Em um outro vídeo que foi gravado pela equipe de Tarcísio do Acordeon e publicado na página do Instagram do cantor, também é possível ouvir o barulho dos disparos, mas o cantor que estava cantando a canção 'Proteção de Tela' não ouviu os tiros e seguiu normalmente com o show.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.