Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Scheiwann Lopes após morte de bandido: “resposta foi dada à altura”

A declaração do comandante da PM foi dada após a morte do acusado de assassinar o sargento André Maia.

O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, concedeu entrevista à imprensa e falou sobre a operação policial da madrugada desta quinta-feira (27), que terminou com a morte do criminoso Francisco Ivan Mendes Andrade Júnior, 22 anos, apontado como sendo o responsável por efetuar o disparo de arma de fogo que matou o sargento André Freitas Maia.

O coronel Scheiwann Lopes disse que a morte do criminoso não vai trazer o sargento Maia de volta, mas ponderou que a resposta da Polícia Militar foi dada à sociedade e à família da vítima.

Foto: Alef Leão/GP1Scheiwann Lopes
Scheiwann Lopes

“Para a Polícia Militar a resposta foi dada à altura que o caso merece. Não vai trazer o Maia de volta. Mas a Polícia Militar deu a pronta resposta, identificou e prendeu todos envolvidos no caso”, ressaltou o comandante da PM.

Diligências

O comandante da Polícia Militar explicou que logo que tomou conhecimento do assassinato do sargento André Maia, determinou de imediato que as forças policiais atuassem na captura dos criminosos, que foi realizada em menos de 12 horas após o assassinato do agente de segurança.

“Logo que tomei conhecimento do fato lamentável, trágico, covarde que teve com o Maia a gente determinou aos grandes comandos que não medissem esforços na tentativa de dar uma resposta. Então em menos de 12 horas a inteligência, atuando de forma integrada com a Secretaria de Justiça, Força Tarefa, Polícia Civil e Polícia Militar conseguiram identificar, localizar e prender os envolvidos. Em menos de 12 horas quatro foram presos e a arma dele recuperada, além da arma usada no crime. Foram dois menores e dois maiores e eles mesmo apontaram que teria um quinto que seria o autor do disparo”, explicou Scheiwann Lopes.

Criminoso reagiu à prisão

O coronel Scheiwann Lopes relatou ainda que Francisco Ivan Mendes Andrade Júnior só foi morto porque reagiu à abordagem da Polícia Militar e entrou em confronto com os policiais.

“Continuando com as diligências, mantemos um grupo especial, a inteligência o localizou ainda na noite de ontem na área de Deus quer, foi montado um cerco, foi dada voz de prisão e por ele por ser violento, ele repeliu, fez disparo de arma de fogo contra a Polícia Militar que revidou a injusta agressão. Ele foi socorrido, mas foi a óbito”, relatou o comandante geral da Polícia Militar do Piauí.

Bandido já era investigado por homicídio e tráfico de drogas

O comandante da Polícia Militar ressaltou ainda que Francisco Ivan Mendes Andrade Júnior havia sido solto recentemente do sistema prisional e chamou a atenção do Poder Judiciário para que tome medidas mais duras com aquelas pessoas que forem presas portando arma de fogo.

“Esse que foi morto já era investigado por crime de homicídio e tráfico de drogas. E de certa forma causa uma certa indignação também pelo fato de você estar prendendo o tempo todo essas pessoas que estão praticando crimes nas ruas. Mais de 90% dessas mortes que acontecem são de pessoas envolvidas no mundo do crime. Esse indivíduo que foi a óbito foi preso agora em meados de julho com uma arma de fogo e foi solto em setembro. E já tinha um homicídio nas costas quando menor. Nós tivemos tratativas com o Tribunal de Justiça no sentido de endurecer essa questão de crimes de porte de arma de fogo ilegal, para que os conduzidos permaneçam o máximo possível presos para dar uma tranquilidade para sociedade piauiense”, finalizou Scheiwann Lopes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.