Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Joel Rodrigues reforça interesse em disputar Prefeitura de Teresina

De acordo com o progressista, sua candidatura nas eleições municipais em 2024 "é sim possível".

O candidato ao Senado Federal nas eleições de 2022 e ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (PP), mantém suas expectativas altas em relação à Prefeitura de Teresina em 2024, lançando seu nome como uma opção forte da oposição.

“Falam muito sobre a lei do prefeito itinerante, mas prefeito itinerante é aquele que transfere o título e renuncia ao mandato nos últimos 6 meses da eleição para disputar em outra cidade. Esse não é o nosso caso, pois nós renunciamos ao mandato faltando 1 ano e 3 meses para disputarmos uma eleição majoritária. Por isso, é sim possível que nós participemos”, declarou Joel em entrevista ao GP1 nesta terça-feira (20).

Foto: Lucas Dias/GP1Joel Rodrigues
Joel Rodrigues

No entanto, Joel fez suas declarações com cautela, pois além de seu nome, a oposição também tem candidaturas de peso, como Sílvio Mendes, Bárbara do Firmino, Jeová Alencar, Elmano Férrer e Margarete Coelho.

“Mas candidatura não nasce de si próprio, existem forças e muitos líderes importantes que participaram conosco na eleição, como Sílvio Mendes, Bárbara do Firmino, Jeová Alencar, Elmano Férrer e Margareth Coelho. É preciso que haja união, entendimento e sabedoria para na hora certa definirmos qual o melhor nome deste grupo para participar do processo eleitoral”, concluiu o progressista.

Constituição

Ainda que seja constitucional, de acordo com art. 14 parágrafo 6º da CF, “para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito”, na opinião do advogado eleitoral, Rômulo Faustino, a disputa de Joel Rodrigues à prefeitura “ofenderia o princípio republicano”, pois se manteria em um mandato não consecutivo de 9 anos.

Foto: Lívia PessoaGP1Advogado eleitoral Rômulo Faustino
Advogado eleitoral Rômulo Faustino

“Talvez seja necessária uma consulta ao TSE, mas vislumbro algumas questões que merecem ser levantadas, por exemplo: ele foi reconduzido ao cargo e exerceu o mandato por 5 anos (4 anos mais 1 antes de sair para o Senado) numa possível eleição do Joel a prefeito de Teresina ele seria prefeito por 9 anos, mesmo que não consecutivo, o que ofenderia o princípio republicano”, explicou o especialista.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.