Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Câmara de Teresina aprova transferência da bilhetagem eletrônica para Eturb

A bilhetagem eletrônica era de responsabilidade do Setut e vai passar para as mãos de João Duarte.

A Câmara Municipal de Teresina aprovou nesta terça-feira (15), em primeiro turno, o projeto de lei que transfere a administração da bilhetagem eletrônica do transporte municipal para a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb).

A bilhetagem eletrônica era de responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) e agora será comandada pelo filho do prefeito Dr. Pessoa (MDB), João Duarte, o Pessoinha, presidente da Eturb.

Em entrevista ao GP1, o vereador Dudu (PT) explicou que a responsabilidade da bilhetagem eletrônica foi repassada para a Eturb para não haver a necessidade de se criar uma outra empresa. “Você não pode direcionar para uma secretaria, para uma autarquia, nenhum tipo de negociação onde há compra e venda de produtos. Já uma empresa pública ou privada ela pode operacionalizar. O que a prefeitura viu? Viu que já existe a Eturb, que é uma empresa que já está aí vigorosa, que ela tem a capacidade de absorver essa negociação, então a Eturb vai ser o controle público”, explicou.

Foto: Lucas Dias/GP1Vereador Dudu
Vereador Dudu

O vereador disse ainda que a aprovação do projeto de lei foi um passo significativo para a melhoria do transporte público da Capital. “Eu digo sempre, hoje aqui na Câmara nós demos dois passos significativos para ter o controle do transporte público, mais do que você ter uma empresa pública do transporte público do município, você tem um controle. Eu quero tirar a prova dos 9 lá na frente, quando a prefeitura começar a ter esse controle para a gente saber realmente quem anda subsidiado pelo povo de Teresina, como estudante, idosos, deficientes, quantos são e aonde estão. O prefeito Pessoa com certeza irá ter o controle do transporte público”, ressaltou o vereador Dudu.

Durante a votação, o vereador Aluísio Sampaio levantou questionamentos quanto a mudança da bilhetagem eletrônica e cobrou respostas efetivas da Prefeitura de Teresina quanto ao funcionamento do sistema. “Na realidade nós queremos que o transporte coletivo melhore e nós estamos dando todos os créditos possíveis para a Prefeitura de Teresina fazer essas mudanças para melhorar isso. O tempo já está passando. Já passamos mais de 400 dias de gestão. Agora, particularmente eu não entendo como vai ser essa questão da expedição e venda de vale transporte pela prefeitura. Eu acho que o controle estar nas mãos da prefeitura tudo bem, mas a comercialização não sei como isso vai ser feito, por isso vamos conhecer melhor para se posicionar definitivamente na segunda votação”, disse o vereador Aluísio Sampaio.

Foto: Lucas Dias/GP1Aluísio Sampaio
Aluísio Sampaio

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.