Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Lacen identifica 5 casos da variante Ômicron em Teresina, diz Sesapi

Com os casos, a Sesapi alerta que a variante Ômicron é mais transmissível que a variante Delta.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) comunicou nesta quinta-feira (03) que o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen) identificou cinco casos da variante Ômicron em Teresina. Os exames de sequenciamento genômico para detectar as variantes do Sars-Cov 2 foram feitos no próprio Lacen e validado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Sesapi, os técnicos do Laboratório Central analisaram oito amostras de pacientes das cidades de Teresina e Pedro II. Foram identificadas duas linhagens diferentes do Sars-Cov 2 (coronavírus) no estado: a variante Delta B.1.617.2/AY e a variante Ômicron B.1.1.529/BA. Das oito amostras, cinco são de Teresina com a Ômicron e três Delta, sendo duas de Teresina e uma de Pedro II.

Segundo a Superintendência de Atenção à Saúde e Municípios foram feitos apenas oito sequenciamentos porque era o treinamento da equipe para a utilização do equipamento novo do Lacen. O sequenciamento genômico completo é o teste capaz de determinar com precisão a linhagem do vírus.

A Sesapi alerta que a variante Ômicron é mais transmissível que a variante Delta, mas aparentemente menos grave que outras ondas, sobretudo por conta da grande cobertura vacinal no Piauí, que possui 77,31% da população totalmente imunizada.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.