Fechar
GP1

Alto Longá - Piauí

PF abre inquérito contra prefeito de Alto Longá por corrupção eleitoral

Segundo o Ministério Público Federal, há indícios de que o prefeito tenha praticado a compra de votos.

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o prefeito de Alto Longá, Henrique César (PSD), e a vereadora Maria do Socorro de Sousa Campos Soares, suspeitos de praticarem compra de votos nas eleições municipais de 2020. A portaria foi assinada no dia 04 de janeiro pelo delegado Alex Silva Chagas, que vai presidir a investigação.

A PF atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF), que, por meio do procurador regional eleitoral Marco Túlio Lustosa Caminha, encaminhou ofício à instituição solicitando a abertura do inquérito policial.

O MPF recebeu Ação de Investigação Judicial Eleitoral remetida pela 47ª Zona Eleitoral de Altos, para fins de apuração da prática de compra de votos. “Consta na Inicial que os investigados, então candidatos a vereadores e prefeito de Alto Longá-PI, ofereceram, em troca de votos, a perfuração de 4 poços tubulares aos moradores das localidades Boa Vista, Santo Antônio, Laranjeiras e Vassouras”, consta no despacho assinado pelo procurador Marco Túlio Caminha.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Henrique Cesar, Prefeito de Alto Longá
Henrique César, prefeito de Alto Longá

Ao analisar os autos, o procurador verificou que há indícios da prática delituosa de compra de votos e determinou a expedição de ofício à PF, solicitando a instauração de inquérito para investigar o prefeito e a vereadora.

“Analisando os autos, depreende-se dos depoimentos das testemunhas que há indícios de que Henrique Cesar Saraiva de Area Leão Costa e Maria do Socorro de Sousa Campos Soares, em suas campanhas eleitorais, podem ter agido para a compra do voto [...]. Ante o exposto, determino a expedição de ofício à Superintendência da Polícia Federal no Piauí, requisitando a instauração de Inquérito Policial”, designou no ofício, encaminhado à superintendência da Polícia Federal no Piauí no dia 16 de novembro.

Diante disso, a PF instaurou inquérito, intimando o prefeito Henrique César e a vereadora Maria do Socorro de Sousa Campos, bem como os eleitores que supostamente teriam sido beneficiados com a perfuração de poços tubulares.

Outro lado

O prefeito Henrique César e a vereadora Maria do Socorro de Sousa Campos Soares não foram localizados pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.