Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington Dias lança sistema de identificação com RG digital no Piauí

O objetivo do RG digital é coibir fraudes e fazer com que o CPF seja o único número de identificação.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 21 Antônio Torres, diretor da ATI Antônio Torres, diretor da ATI
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 21 Secretário de Segurança assinando nova modalidade de RG Secretário de Segurança assinando nova modalidade de RG
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 21 Antônio Torres Antônio Torres
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 21 Wellington Dias em reconhecimento facial para novo RG Wellington Dias em reconhecimento facial para novo RG
Divulgação/Ascom 5 / 21 Coronel Rubens Pereira Coronel Rubens Pereira
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 21 Wellington Dias assina nova modalidade de RG no Piauí Wellington Dias assina nova modalidade de RG no Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 21 Piauiense fazendo a sua carteira de identidade digital Piauiense fazendo a sua carteira de identidade digital
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 21 O evento ocorreu no Palácio de Karnak O evento ocorreu no Palácio de Karnak
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 21 Dados da carteira de identidade digital Dados da carteira de identidade digital
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 21 Wellington Dias e Regina Sousa em cerimônia Wellington Dias e Regina Sousa em cerimônia
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 21 RG de identificação RG de identificação
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 21 Governador do Piauí Governador do Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 21 Governador Wellington Dias (PT) Governador Wellington Dias (PT)
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 21 Solenidade aconteceu no Karnak Solenidade aconteceu no Karnak
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 21 Rafael Fonteles Rafael Fonteles
Marcelo Cardoso/GP1 16 / 21 Regina Sousa Regina Sousa
Marcelo Cardoso/GP1 17 / 21 Governador mostrando seu RG Governador mostrando seu RG
Marcelo Cardoso/GP1 18 / 21 Wellington Dias Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 19 / 21 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 20 / 21 Fábio Abreu Fábio Abreu
Marcelo Cardoso/GP1 21 / 21 Deputado Fábio Abreu Deputado Fábio Abreu

Nesta terça-feira (15), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria da Segurança Pública (SSP), lançaram o novo sistema de identificação digital, a carteira de identidade 100% digital. A medida está em conformidade com o decreto federal Nº10.900/2021 que visa a unificação de todos os documentos.

O governador, que esteve presente na cerimônia, ressaltou sobre a modernização do Piauí no âmbito de identificação e afirmou que é um processo rápido para emissão do RG digital. “Nós estamos vivendo, a partir de hoje, um momento novo. Através da Secretaria de Segurança, da ATI, do Instituto de Identificação, foi possível fazer com que o Piauí chegasse na digitalização e modernização e mais do que isso, o número do CPF passa a ser geral, valendo para identidade, podendo assim, que cada um tenha um documento só. É um processo rápido, confirmei alguns dados e pouco depois recebi o documento no celular”, pontuou.

Segundo o diretor da ATI, Antônio Torres, o RG digital era uma das metas da gestão do Governo do Estado e com a nova tecnologia será possível que o CPF seja o único número de identificação dos cidadãos.

“Está sendo uma vitória, era uma das metas do mandato poder entregar um RG 100% digital e seguro, é esse passo que concretizamos nesse dia. Não há pressa para você tirar seu novo RG, pois seu RG atual e a medida em que for vencendo, você procura os mesmos postos e o processo continua igual, o que muda é que a coleta de digital e foto, passa ser 100% digital. O número do CPF passa a atuar como o número de sua identidade, conforme o decreto federal”, disse o diretor.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, a nova modalidade de RG visa também evitar fraudes com documentos. “Nós já estamos modernizando e adaptando o Piauí para uma realidade que vai ser nacional, então agora um cidadão terá um número único, que será do CPF. Vamos evitar também as fraudes com a coleta da digital biométrica e, nesse momento, queremos dar mais celeridade para que o cidadão consiga ter esse documento”, destacou o secretário.

O ex-secretário de Segurança e deputado federal, Fábio Abreu (PSD) que iniciou o projeto de modernização quando ainda era secretário, afirmou que a nova tecnologia é um avanço expressivo.

“Isso é um avança muito grande e contamos agora com um único documento, isso foi implementado pelo Governo Federal e o Piauí é o segundo estado que implementa isso. E nesse processo, se destaca os itens de segurança, a questão da comodidade, pois não teremos mais casos de que alguém que tenha dois ou 3 números de identidade. O ganho que temos em relação a queda de fraudes é muito grande”, acrescentou Abreu.

Onde emitir o novo RG

Assim que o RG antigo completar 10 anos de emissão, será a data correta para emitir a nova carteira de identidade digital. Em Teresina, existem cinco locais onde é possível emitir o RG. Na zona sul da Capital, o cidadão pode ir no bairro Parque Piauí, na Praça de Integração no Centro Social Urbano (CSU). Na zona sudeste, o local fica no bairro Renascença, na Rua Dr. Pedro Teixeira. No Centro, o local fica na Praça Saraiva e outro local é no Espaço Cidadania, que se localiza no Shopping Rio Poti e no Show Auto Mall.

O objetivo maior com a unificação dos documentos é coibir fraudes já que, atualmente, a emissão do RG é de responsabilidade das unidades federativas, possibilitando assim ao cidadão emitir o documento em mais de um estado. Com a unificação, no momento do cadastramento, serão requeridos a biometria, reconhecimento facial e assinatura.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.