Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dudu quer acionar Justiça para conter crise no transporte público

Requerimento foi apresentado na manhã desta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Teresina.

O vereador Edilberto Borges (PT), o Dudu, apresentou na manhã desta terça-feira (22), requerimento na Câmara Municipal de Teresina para que os vereadores formem uma comissão e acionem o Tribunal de Justiça para intervir na crise no transporte público de Teresina.

Dudu defendeu o rompimento do contrato com o Setut e ressaltou que é importante ouvir o Poder Judiciário. “Estou vendo a necessidade do Tribunal de Justiça se movimentar também em relação a questão trabalhista, em relação a questão desse contrato, porque é óbvio que o rompimento desse contrato por parte do Executivo vai ensejar ações no Judiciário e é de bom também que a gente possa ouvir do Tribunal de Justiça”, destacou Dudu.

Foto: Alef Leão/GP1Dudu apresenta requerimento sobre crise no transporte público
Dudu apresenta requerimento sobre crise no transporte público

Dudu explicou que com a aprovação de leis pelos vereadores fica mais fácil realizar o rompimento do contrato e a municipalização do transporte. “O rompimento do contrato está se dando a partir do momento em que nós aprovamos leis aqui que autorizam o controle pelo Poder Público. Nós estamos modificando o contrato inicial, que na minha opinião foi gestacionado exatamente assim, para que ele possa acobertar o Setut e acobertar essa licitação de forma que o Executivo tivesse dificuldade de fazer esse rompimento. A partir desse momento que nós modificamos aqui em três leis, nós estamos sim já abrindo as portas para que a gente possa resolver de vez o problema do transporte público”, frisou o vereador de Teresina.

Foto: Alef Leão/GP1Dudu
Dudu

O vereador criticou ainda os empresários e garantiu que o problema no transporte público de Teresina deve ser resolvido em breve. “Se os empresários não se sustentam, como eles se mantêm? Por que nenhum empresário do transporte público larga esse osso? Eles não largam esse osso porque é muito fácil cobrar dinheiro público como eles estão alegando, então a solução é romper esse contrato e fazer uma nova licitação, eu só vejo esse caminho. Agora para chegar até lá nós temos que ver outros caminhos. É bem verdade o que diz o vereador Deolindo, quando tem a greve tem mais ônibus do que em período normal. Mas acredito que agora a gente possa estar avançando com essas leis modificadas e espero aprovar esse requerimento para que a gente possa também botar o Judiciário nessa discussão do transporte público”, concluiu Dudu.

Foto: Alef Leão/GP1Jeová Alencar
Jeová Alencar

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar (MDB), também criticou os empresários e defendeu a quebra de contrato com o Setut. “Eu tenho a minha convicção de dois anos atrás, esse transporte está falido, não tem mais como resolver. Cada dia que passa piora, a gente vê aí quando começam as aulas, quando vai começar a usar o sistema, o sistema falha e vêm as greves. Isso mostra a incompetência e inoperância das empresas de ônibus e o meu sentimento é um só, é o rompimento do contrato, não tem mais jeito, isso está necrosado”, criticou Jeová Alencar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.