Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Pessoinha afirma que bilhetagem dos ônibus em Teresina será digital

Com o novo decreto de Dr. Pessoa, a Eturb passa a ter a responsabilidade pela bilhetagem dos ônibus.

O presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), João Duarte, o Pessoinha (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (24), durante entrevista à imprensa, que a cidade de Teresina vai passar a ter bilhetagem totalmente digital.

De acordo com João Duarte, as mudanças já foram discutidas com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e com a Procuradoria-Geral do Município. Entre as principais mudanças, está a implementação de um sistema digital, onde o usuário pode recarregar os cartões à distância.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Pessoinha
Pessoinha

“Já tive reunião com a Strans e com a procuradoria-geral do município e com uma equipe do Banco do Brasil, onde vamos fazer duas mudanças principais, o que vai mudar? A primeira é que vai ser um sistema de bilhetagem eletrônica que vai ser digital, como já está acontecendo nas maiores capitais do Brasil. Segundo passo é a quantidade de relacionamento do usuário com a bilhetagem, vou citar um exemplo: hoje o usuário só pode comprar de forma presencial, agora ele vai ter 10 opções de compra, a prefeitura vai ter maior controle dos dados, para poder sim fazer uma melhoria na bilhetagem do transporte público de Teresina. Como somos empresa pública, podemos realizar isso com uma licitação ou fazendo adesão a uma empresa pública nacional, ainda vamos definir isso”, afirmou.

Decreto que altera a bilhetagem

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sancionou Lei nº 5.710, de 22 de março, que dispõe sobre o Sistema de Bilhetagem Eletrônico (SBE), de tarifas e acessibilidade nos serviços integrantes do transporte público de passageiros do Município, que fica sob responsabilidade da Eturb. A lei foi publicada nessa quarta-feira (23).

O novo dispositivo legal disciplina a implantação e operacionalização do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, que tem como objetivo, dentre outros, aumentar a segurança do sistema de transporte, mediante a retirada de numerário ou passes atualmente utilizados a bordo dos veículos; conferir maior conforto e agilidade no embarque de passageiros reduzindo os tempos de viagem e conceder tratamento igualitário para todos os usuários, isentos ou não pagamento da tarifa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.