Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juiz decreta prisão preventiva de acusado de matar empresário em Teresina

Anderson Martins da Rocha foi morto a tiros durante ação criminosa na última segunda-feira (21).

O juiz Alexsandro de Araújo Trindade, da Central de Audiência de Custódia de Teresina, decretou a prisão preventiva de Tálison Almeida Rio, que foi preso sob acusação de matar a tiros o empresário Anderson Martins da Rocha, na noite da última segunda-feira (21) na Capital. A decisão foi proferida na noite desta quinta (24).

O magistrado seguiu parecer do Ministério Público do Estado do Piauí, que opinou pela homologação do flagrante e pela conversão da prisão em preventiva, com base no Código de Processo Penal.

Foto: Reprodução/WhatsAppAnderson Martins da Rocha
Empresário Anderson Martins da Rocha foi morto durante ação criminosa

Representando o acusado, a Defensoria Pública, por sua vez, pediu a concessão da liberdade provisória, para que Tálison Almeida pudesse responder o processo em liberdade, mediante aplicação de medidas cautelares.

Ao analisar o caso, o juiz entendeu que a liberdade de Tálison Almeida seria comprometedora à garantia da ordem pública, devido à gravidade dos atos imputados a ele. “A imposição de medidas cautelares diversas da prisão revelarse-ia insuficiente, no momento, para assegurar a ordem pública. Portanto, incabível a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares diversas da prisão”, avaliou o representante do Poder Judiciário.

Por conta disso, o juiz decidiu pela decretação da prisão preventiva do acusado de matar o empresário. “Diante do exposto, com base na gravidade concreta da conduta, nos termos dos arts. 310, II, 312 e 313, todos do Código de Processo Penal, e em consonância com o parecer ministerial, converto a prisão em flagrante em prisão preventiva do autuado Tálison Almeida Rio, diante do justo receio de que, em liberdade, cause risco à ordem pública”, determinou.

O crime

Na noite da última segunda-feira (21) o empresário Anderson Martins da Rocha, 24 anos, estava na porta de uma residência no bairro Vale Quem Tem na companhia de um amigo, um policial militar, quando os dois foram surpreendidos por uma dupla de bandidos armados em uma motocicleta.

Um dos criminosos era Tálison Almeida. Ele e o comparsa tentaram tomar a pistola do PM e assim teve início uma troca de tiros, no que o empresário Anderson Martins foi atingido, morrendo pouco tempo depois no hospital.

Bandido havia sido solto pela Justiça

Tálison Almeida Rio havia sido preso em janeiro deste ano, mas acabou sendo solto por decisão da Justiça do Piauí, após audiência de custódia.

O GP1 teve acesso, com exclusividade, ao processo. Tálison Almeida foi preso no dia 16 de janeiro em flagrante delito no município de José de Freitas, acusado de assaltar um entregador, junto com um comparsa menor de idade. Ele foi conduzido pela Polícia Militar à Central de Flagrantes de Teresina, e autuado em flagrante pelos crimes de roubo com emprego de arma de fogo e corrupção de menores.

A audiência de custódia ocorreu no dia 18 de janeiro, presidida pelo juiz Luís Henrique Moreira Rego, da Vara Única de José de Freitas. Em sua decisão, o magistrado homologou o auto de prisão em flagrante, por terem sido cumpridos os “requisitos legais”, mas entendeu que não havia elementos suficientes para justificar a manutenção da prisão, com base no Código de Processo Penal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.