Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juiz nega pedido de Thanandra Sarapatinhas para se desfiliar do Patriotas

A decisão foi dada pelo juiz Lucas Rosendo Máximo de Araújo nessa segunda-feira (04).

O juiz Lucas Rosendo Máximo de Araújo, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, negou pedido de tutela de urgência feito pela vereadora Thanandra Sarapatinhas para se desfiliar do Patriotas, sem o risco da perda do mandato.

A vereadora ingressou na última sexta-feira (01) com uma ação declaratória de justificação de desfiliação partidária no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), alegando que vem enfrentando dificuldades dentro do partido, sofrendo perseguições por parte de integrantes do diretório e demais filiados, que resultaram, inclusive, no ajuizamento de ações de indenização por danos morais.

Foto: Lucas Dias/GP1Thanandra Sarapatinhas
Thanandra Sarapatinhas

Na decisão dada nessa segunda-feira (04), o juiz destaca que a ação foi ajuizada na véspera do prazo final de filiação e a afirmação de quem vem enfrentando dificuldades “sugere a artificialidade do perigo de dano (ou risco ao resultado útil do processo), criado pelo comportamento da própria demandante, que, não obstante a situação desfavorável dentro da agremiação, deixou para vir a juízo um dia antes do fechamento da janela partidária".

A decisão também ressalta que as matérias jornalísticas juntadas aos autos são apenas indiciárias dos fatos expostos na ação e não têm eficácia para provar os fatos alegados e demonstrar a probabilidade do direito invocado para amparar o deferimento da tutela provisória.

Como o prazo para mudança de partido sem risco da perda de mandato já se esgotou, o magistrado facultou à vereadora se manifestar, no prazo de 5 (cinco) dias, acerca do interesse em prosseguir com a ação e, em caso afirmativo, informar se procedeu à desfiliação do Patriotas, com subsequente filiação a outro partido, juntando a documentação pertinente.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.