Fechar
GP1

Teresina - Piauí

PM vai para o banco dos réus por morte de comerciário em Teresina

A decisão foi recebida pelo juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri.

O juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri recebeu denúncia do Ministério Público contra o cabo André dos Anjos Sousa, do 13º Batalhão da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), pelo crime de homicídio duplamente qualificado, perigo comum e recurso que impossibilitou a defesa da vítima contra o comerciário Cândido Constâncio de Souza Filho, no dia 28 de setembro de 2021, na Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. A decisão é do último dia 20 de abril.

O acusado será citado para que, em 10 dias, responda à acusação, por escrito e alegar tudo o que interesse a sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário.

A denúncia, que foi formulada pelo promotor Régis Marinho, apontou que o PM agiu com dolo eventual, porque assumiu com a sua conduta o risco de lesionar e/ou matar as pessoas que estavam presentes.

Relembre o caso

Um tiroteio deixou um homem identificado como Cândido Constâncio de Souza Filho, 41 anos, morto na noite de 28 de setembro de 2021, por volta de 20h30, nas proximidades do Residencial Dilma Rousseff, região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. A vítima trabalhava em um comércio na região, quando foi atingida com uma bala perdida, depois que um suspeito de roubo empreendeu fuga da PM.

Conforme a major Elizete, então comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar na época do fato, a pessoa que morreu não tinha envolvimento com a vida do crime. “Nós estávamos completando 52 dias sem homicídios na Santa Maria da Codipi, mas, infelizmente, ontem houve um homicídio na região. Um cidadão que não tinha envolvimento com crimes foi atingido com um disparo de arma de fogo durante uma ocorrência policial”, informou a major.

Prisões dos policiais

Os dois policiais envolvidos na ocorrência, André dos Anjos e soldado Gilderlan Pereira, foram presos no dia 1º de outubro depois que o juiz Raimundo José de Macau Furtado, da 9ª Vara Criminal de Teresina, decretou a prisão preventiva.

Conforme os advogados do cabo André dos Anjos e do soldado Gilderlan Pereira, os dois policiais abordaram um homem, suspeito de assalto, que conseguiu se desvencilhar dos militares e passou a empreender fuga, atirando contra os PMs. Durante a perseguição, Cândido Constâncio, que estava na frente de um comércio com outras nove pessoas, acabou sendo atingido na cabeça.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.