Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Cabo da PM é indiciado pelo DHPP por morte de comerciário em Teresina

Cândido Constâncio de Souza Filho foi morto durante um tiroteio no dia 28 de setembro de 2021.

O cabo André dos Santos foi indiciado por homicídio doloso pela morte do comerciário Cândido Constâncio de Souza Filho, no dia 28 de setembro de 2021, na Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina.

Em entrevista ao GP1 na manhã desta terça-feira (15), o delegado Robert Lavor, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), explicou que no inquérito foram ouvidas 12 testemunhas, além dos policiais envolvidos na ocorrência e que, ao final da investigação, ficou claro que o tiro que atingiu Cândido Constâncio partiu da arma do cabo André dos Santos.

“Durante três meses de investigações, os policiais foram colher elementos informativos. Através das testemunhas, das análises das câmeras de segurança do estabelecimento, bem como a análise dos laudos periciais que foram juntados aos autos, a gente concluiu pelo indiciamento de apenas um dos policiais militares que estava trabalhando, que estava de serviço na mototática do 13º Batalhão. Através de um laudo de microcomparação balística, não resta dúvida que o disparo que atingiu a vítima partiu da arma que era do cabo”, explicou o delegado Robert Lavor.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Robert Lavor
Delegado Robert Lavor

Conforme o delegado Robert Lavor, não foi possível precisar quantos disparos foram efetuados na ocorrência, mas a investigação foi clara quanto a autoria do disparo que atingiu Cândido Constâncio de Sousa Filho.

“Todo o armamento foi recolhido ainda na época pela Corregedoria da Polícia Militar e encaminhado para a perícia. Tanto para o inquérito policial civil, como no inquérito policial militar. Não tem como a gente precisar quantos disparos foram efetuados, a gente consegue perceber alguns disparos através das imagens. Estojo só foi encontrado um, esse estojo foi comprovado que partiu da arma do outro militar que estava de serviço, então a gente comprova dois disparos através da microcomparação, um do policial que efetuou o disparo na vítima que veio a óbito e o outro que efetuou o outro disparo que não atingiu ninguém, porque o estojo ficou no local. Dos três policiais, dois dizem ter efetuado disparos, mas a quantidade precisa não tem como a gente saber. As testemunhas divergem da quantidade então a gente tem aqueles que a gente vê pelas imagens e aqueles que os laudos comprovam. Na nossa análise, em relação a morte do Cândido Constâncio, a gente concluiu que apenas a ação do cabo foi conclusiva para a morte”, ressaltou o delegado.

Policiais confirmaram que efetuaram disparos

O delegado Robert Lavor disse ainda que os policiais envolvidos na ocorrência confirmaram que disparos foram efetuados, mas negaram que esses tiros foram efetuados em direção à vítima.

“Os policiais confirmam que efetuaram os disparos, eles apenas dizem que não efetuaram na direção da vítima. Eles dizem que não atiraram na vítima. Essa é a razão do indiciamento”, completou o delegado Robert Lavor.

Com o indiciamento por parte da Polícia Civil, agora cabe a Promotoria de Justiça analisar o inquérito e decidir se o cabo será denunciado ou não por homicídio com dolo eventual.

Relembre o caso

Um tiroteio deixou um homem identificado como Cândido Constâncio de Souza Filho, 41 anos, morto no dia 28 de setembro de 2021, nas proximidades do Residencial Dilma Rousseff, região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. A vítima trabalhava em um comércio na região, quando foi atingida com uma bala perdida, depois que um suspeito de roubo empreendeu fuga da PM.

Conforme a major Elizete, comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, a pessoa que morreu não tinha envolvimento com a vida do crime. “Nós estávamos completando 52 dias sem homicídios na Santa Maria da Codipi, mas, infelizmente, houve um homicídio na região. Um cidadão que não tinha envolvimento com crimes foi atingido com um disparo de arma de fogo durante uma ocorrência policial”, informou a major.

Câmeras flagraram momento da morte do comerciário

Câmeras de segurança registraram o exato momento da perseguição policial ao suspeito de assalto. As imagens foram utilizadas pelo DHPP para auxiliar as investigações, que também foram realizadas pela Polícia Militar, através de Inquérito Policial Militar.

O caso ocorreu por volta de 20h35. De acordo com as imagens, a vítima e outras nove pessoas estavam na frente do comércio, quando de repente Cândido Constâncio é atingido com um tiro e cai já sem vida. Logo em seguida, o suspeito que estava fugindo da PM passa em cima da calçada do comércio e continua a fuga.

É possível ver que os militares tentam alcançá-lo, mas desistem. Ao retornarem, eles se deparam com a vítima sem vida e deixam o local, posteiormente. O suspeito, que havia roubado um celular, conseguiu escapar da Polícia Militar, que recuperou o telefone roubado na ocasião.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.