Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Policiais militares são presos após morte de comerciário na Santa Maria

Os PMs estão envolvidos na ocorrência policial que terminou com o comerciário Cândido Constâncio morto.

O juiz Raimundo José de Macau Furtado, da 9ª Vara Criminal de Teresina, decretou a prisão preventiva do cabo André dos Anjos e do soldado Gilderlan Pereira, envolvidos na ocorrência policial que terminou com o comerciário Cândido Constâncio de Souza Filho morto com um tiro na cabeça, na noite da última terça-feira (28), no bairro Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina.

A prisão foi decretada durante audiência de custódia realizada por videoconferência, às 8h30 desta sexta-feira, 1º de outubro, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí e os dois praças foram conduzidos para o Presídio Militar.

Ainda ontem (30), os dois policiais lotados no 13º Batalhão da PM se apresentaram na Corregedoria da Polícia Militar e foram ouvidos pelo oficial de plantão, que colheu o termo de declaração cada um dos praças que estavam na ocorrência naquela noite.

Foto: Lucas Dias/GP1Corregedoria da Polícia Militar do Piauí
Corregedoria da Polícia Militar do Piauí

Conforme os advogados do cabo André dos Anjos e do soldado Gilderlan Pereira, os dois policiais abordaram um homem, suspeito de assalto, que conseguiu se desvencilhar dos militares e passou a empreender fuga, atirando contra os PMs. Durante a perseguição, Cândido Constâncio, que estava na frente de um comércio com outras nove pessoas, acabou sendo atingido na cabeça.

As defesas dos policiais afirmaram que os policiais não souberam afirmar de onde partiu o disparo que atingiu a vítima, fato que está sendo investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que instaurou inquérito policial a fim de apurar o que realmente ocorreu no local.

Em entrevista ao GP1, nesta manhã, a advogada Enedina Albano, que defende o soldado Gilderlan Pereira, afimou que vai entrar com um Habeas Corpus, pedindo a soltura do seu cliente. “Trata-se de prisão preventiva. Houve o decreto de prisão e o juiz avaliou a legalidade, não se apurou o mérito da prisão, apenas a legalidade. Nós vamos entrar com o pedido de Habeas Corpus e aguardar a liminar”, pontuou a advogada Enedina Albano.

Câmeras flagraram momento da morte do comerciário

Câmeras de segurança registraram o exato momento da perseguição policial ao suspeito de assalto. As imagens serão utilizadas pelo DHPP para auxiliar as investigações, que também serão realizadas pela Polícia Militar, através de Inquérito Policial Militar.

O caso ocorreu por volta de 20h35. De acordo com as imagens, a vítima e outras nove pessoas estavam na frente do comércio, quando de repente Cândido Constâncio é atingido com um tiro e cai já sem vida. Logo em seguida, o suspeito que estava fugindo da PM passa em cima da calçada do comércio e continua a fuga.

É possível ver que os militares tentam alcançá-lo, mas desistem. Ao retornarem, eles se deparam com a vítima sem vida e deixam o local, posteiormente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.