Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Delegado José Franco assume a superintendência da PF no Piauí

O novo chefe da Polícia Federal assume o cargo no lugar da delegada Mariana Paranhos Calderon.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 21 Delegado José Franco Delegado José Franco
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 21 Delegada Mariana Paranhos, antiga superintendente da PF no Piauí Delegada Mariana Paranhos, antiga superintendente da PF no Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 21 Coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da PM-PI Coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da PM-PI
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 21 O evento ocorreu no auditório do TRT O evento ocorreu no auditório do TRT
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 21 O evento contou com autoridades do Judiciário e da Segurança Pública O evento contou com autoridades do Judiciário e da Segurança Pública
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 21 Agentes da PRF também estiveram no local Agentes da PRF também estiveram no local
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 21 A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 21 Superintendente da PF, delegado José Franco Superintendente da PF, delegado José Franco
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 21 Polícia Federal no Piauí Polícia Federal no Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 21 O novo diretor geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira O novo diretor geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 21 Autoridades na solenidade Autoridades na solenidade
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 21 Delegado José Franco fazendo uma homenagem Delegado José Franco fazendo uma homenagem
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 21 Delegado José Franco fazendo seu discurso de posse Delegado José Franco fazendo seu discurso de posse
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 21 Delegado José Franco Delegado José Franco
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 21 Desembargadores Erivan Lopes Desembargadores Erivan Lopes
Marcelo Cardoso/GP1 16 / 21 TRT TRT
Marcelo Cardoso/GP1 17 / 21 Coronel Rubes Pereira Coronel Rubes Pereira
Marcelo Cardoso/GP1 18 / 21 Delegado José Franco Delegado José Franco
Marcelo Cardoso/GP1 19 / 21 Os pais do delegado José Franco Os pais do delegado José Franco
Marcelo Cardoso/GP1 20 / 21 Delegado José Franco  lado de seus pais Delegado José Franco lado de seus pais
Marcelo Cardoso/GP1 21 / 21 A solenidade  ocorreu no auditório do TRT A solenidade ocorreu no auditório do TRT

O delegado José Antônio Simões de Oliveira Franco assumiu, nesta quinta-feira (05), a superintendência da Polícia Federal no Piauí, em substituição a delegada Mariana Paranhos Calderon. O evento de posse ocorreu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho, da 22ª Região em Teresina.

O novo superintendente, delegado José Franco, destacou que segue com uma boa expectativa de desenvolver projetos. “A expectativa é enorme, a gente se prepara no âmbito da Polícia Federal desde que ingressa na carreira para tentar chegar um dia nesse patamar, o desafio de assumir uma superintendência e poder desenvolver um trabalho junto com a sociedade, junto com as demais instituições. Então a minha expectativa é enorme”, destacou o delegado.

Ainda conforme o delegado Franco, assumindo a chefia da PF, também existe a intenção de continuar com as parcerias entre os órgãos locais. “O que eu pretendo realmente é intensificar que a parceria com as outras instituições, a Secretaria de Segurança Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público, os órgãos federais, estaduais e municipais. Eu acho que a junção de trabalhos é o que realmente faz a diferença no combate ao crime organizado. Então é unir forças. A Polícia Federal tem uma estrutura um pouco acanhada aqui no estado, mas a gente tem alguns projetos já em andamento, uma nova sede, temos aí concurso em andamento, vamos receber novos policiais ainda nesse mês de maio e tem a previsão de mais policiais até o final do ano para reforçar o nosso efetivo. Então a expectativa é a melhor possível”, ressaltou.

A delegada Mariana Paranhos, que ficou chefiando a PF no Piauí por três anos, destacou a atuação do seu trabalho, principalmente no combate a corrupção e crimes previdenciários e acrescentou estar confiante com o delegado José Franco assumindo a superintendência.

“Foram isso, bons anos, tivemos uma pandemia, mas tivemos oportunidade de fazer bons trabalhos aqui, de enfrentamento a corrupção, crimes previdenciários, a inauguração da Força Tarefa em Parnaíba, enfim, eu deixo o meu coração aqui no Piauí. É um lugar que me abrigou, abrigou a mim, a minha família, que promoveu e foi responsável pelo meu crescimento profissional e principalmente pessoal. O Dr. Franco é um profissional gabaritado, qualificado, experiente, com uma grande bagagem e eu tenho certeza que, agora, ele vai dar continuidade trazer projetos mais inovadores e desafiadores aqui, porque a capacidade de trabalho dele é exemplar”, detalhou a delegada.

Além disso, Paranhos pontuou que o Piauí possui uma necessidade no combate a crimes de corrupção. “Olha eu acho que aqui no Piauí a gente percebe a necessidade dessa ênfase ao combate a corrupção, agora mais recentemente a criminalidade organizada, principalmente as facções criminosas que estão vindo de outros estados para cá”, ressaltou.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira, destacou que com a mudança de comando na PF, a expectativa é de que seja mantida um trabalho de atuação conjunta.

“Nós temos mantido uma parceria muito boa e muito eficiente com a Polícia Federal. Lá no litoral tivemos que fazer uma ação de enfrentamento das organizações criminosas. A delegada Mariana formou uma força tarefa, então isso foi muito importante, porque foi uma atuação integrada de todos os órgãos com foco determinado que foi esse enfrentamento. Nós tivemos uma redução dos indicadores. Então é isso que nós queremos. Esperamos que da mesma forma, com o delegado José Franco, que a Polícia Federal continue com essa integração, com as forças estaduais porque é necessário e indispensável”, definiu.

Além do secretário de Segurança, o coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da PM do Piauí, foi prestigiar a posse do novo superintendente e deixou claro que já busca parcerias, visando fortalecer o combate a criminalidade.

“Viemos prestigiar a posse e com certeza logo em seguida iremos sentar para conversar, trocar ideias, fazer alianças, fazer parcerias para que a gente dê uma resposta em relação a criminalidade do nosso estado e trazer a paz e tranquilidade que o povo precisa. De dois em dois anos muda a superintendência, sai a delegada já que prestou um serviço muito importante para Polícia Federal e agora a expectativa para o novo superintendente é um trabalho de aliança, um trabalho de soma em todos os níveis e órgãos, tanto federal, estadual como municipal”, pontuou.

Atuação de José Franco

José Antônio Simões de Oliveira Franco é graduado em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha – Marília/SP, no ano de 2001; pós-graduado em Direitos Humanos e Cidadania e em Segurança Pública e Cidadania, ambos os títulos conferidos pela Universidade Federal da Grande Dourados – Mato Grosso do Sul.

O novo superintendente regional ingressou na PF, no cargo de delegado no ano de 2007. Entre outras funções dentro da PF, atuou como Chefe Substituto da Delegacia de Dourados/MS, Supervisor do Grupo de Investigações Sensíveis no Mato Grosso do Sul e como Delegado Regional Executivo das Superintendências de Rondônia, do Rio Grande do Norte e do Ceará.

O Superintendente Regional da PF no Piauí é professor da Academia Nacional de Polícia, em Brasília; e já coordenou a CESPORTOS - Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis nos Estados de Rondônia, Rio Grande do Norte e Ceará.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.