Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Advogado Francisco Miranda pede providências à Polícia Civil após atentado

O advogado foi testemunha do assassinato do prefeito Zé Filho e teve sua casa alvejada por 11 tiros.

O advogado Francisco Miranda, ex-assessor jurídico da Prefeitura de Madeiro na gestão do prefeito Zé Filho – assassinado a tiros em novembro de 2021 – se dirigiu na manhã desta terça-feira (14) à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Teresina e também à Delegacia Geral da Polícia Civil do Piauí, a fim de pedir providências em relação a sua segurança e de sua família. Ele teve sua casa alvejada por 11 disparos de arma de fogo na madrugada de segunda-feira (13), em Madeiro.

Francisco Miranda relatou ao GP1 que já havia sido ameaçado e que inclusive poderia ser o próximo alvo após o assassinato do prefeito Zé Filho, por isso decidiu pedir ajuda aos colegas da OAB para se dirigir até a Delegacia Geral da Polícia Civil do Piauí e pedir providências em relação ao atentado que sofreu.

“No dia 13 pela madrugada minha residência foi alvejada por vários tiros, em torno de 11 tiros e é uma coisa que fiquei muito assustado. Eu fui até a OAB, fiz o registro do ocorrido e vim aqui até o delegado geral para estar buscando providências e que estejam solucionando o caso mais rápido possível para que a gente tenha segurança dentro do município de Madeiro. Além de segurança, queremos saber quem foram os autores desses disparos e que sejam punidos. Algumas pessoas já relataram que eu poderia ser um próximo alvo e depois da morte do prefeito Zé Filho ficou a sensação de que eu poderia estar correndo grande risco estando na cidade. De forma indireta sempre o pessoal me alertou a respeito de um possível atentado contra a minha pessoa”, relatou Francisco Miranda.

Foto: Alef Leão/GP1Francisco Miranda, Advogado
Francisco Miranda, Advogado

O advogado disse ainda que suspeita que o que pode ter ocasionado o ataque tenha sido o depoimento que ele prestou na audiência de instrução e julgamento do assassino do prefeito Zé Filho, Felipe Seixas. “Acredito que isso ocorreu devido ao testemunho que foi prestado por mim diante do juiz. Acredito que talvez isso que tenha ocasionado algum descontentamento de alguém. Vai haver uma investigação e respeito e posteriormente saía o resultado”, completou Francisco Miranda.

Foto: Alef Leão/GP1Luana Barroso, Secretaria adjunta e Advogada
Luana Barroso, secretária adjunta da OAB Piauí e advogada

A secretária adjunta da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB Piauí, Luana Barroso, garantiu que a instituição está acompanhando de perto o caso e dará toda a assistência necessária ao advogado Francisco Miranda. “Primeiramente estamos usando todo apoio da OAB Piauí através da Comissão de Defesa das Prerrogativas. Foi feita a denúncia na OAB Piauí e a gente está acompanhando aqui o colega advogado na delegacia para que seja registrado o Boletim de Ocorrência porque ele foi surpreendido com os tiros na residência dele, que é onde funciona o escritório dele pelo fato que ele foi testemunha. Ele também vem sendo ameaçado e por isso é preciso que sejam feitos todos os procedimentos pela polícia”, informou Luana Barroso.

O presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Piauí, Francisco Albelar, disse que tanto o juiz de Madeiro quanto o promotor responsável pelo caso serão oficiados o mais rápido possível para que as devidas providências sejam tomadas. “As providências adotadas pela OAB serão as seguintes: nós iremos oficiar o juiz da cidade de Madeiro e o promotor responsável através da OAB relatando os fatos ocorridos e solicitando o que é de direito, a investigação, o apoio da investigação e a decretação da prisão preventiva dos acusados de cometerem o crime porque a pessoa ameaçar uma testemunha que já foi ouvida em inquérito e ouvida em audiência de instrução, ameaçar uma testemunha e crivar a casa dela de balas é crime e isso está sujeito a decretação da prisão preventiva. Nós estamos correndo atrás de apoio dos órgãos competentes para que seja dada toda a estrutura possível à investigação. Vamos solicitar todo apoio possível para que a investigação seja elucidada”, garantiu Francisco Albelar.

Investigações

O gerente de Policiamento do Interior, Marcelo Leal, ressaltou que providências já estão sendo adotadas e que inclusive já foi realizada uma perícia no local em que ocorreu o atentado contra o advogado.

Foto: Alef Leão/GP1Reunião ocorreu na Delegacia Geral
Reunião ocorreu na Delegacia Geral

“Nós já tínhamos tomado conhecimento do fato, algumas providências já foram tomadas lá na cidade, o local periciado e agora vamos ouvir testemunhas e dar continuidade ao procedimento que será instaurado. Estivemos com a Comissão de Prerrogativas da OAB, que legitimamente veio pedir empenho para que possamos dar uma resposta satisfatória e para que esse advogado trabalhe tranquilo na cidade onde ele mora”, frisou o delegado Marcelo Leal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.