Fechar
GP1

Teresina - Piauí

“Vemos muito potencial turístico no Polo Cerâmico", diz Rafael Fonteles

Na oportunidade, Rafael conversou com os artesãos e escultores e ouviu demandas e sugestões.

O pré-candidato do PT a governador, Rafael Fonteles, visitou neste domingo (19) o Polo Cerâmico do bairro Poti Velho, na zona norte de Teresina, ponto tradicional de produção e comercialização de arte em cerâmica da capital. Na oportunidade, Rafael conversou com os artesãos e escultores e ouviu demandas e sugestões para acrescentar ao plano de governo.

“Vemos muito potencial turístico no Polo Cerâmico e queremos combinar tudo isso com cooperativismo, associativismo e economia solidária, para gerar mais renda de forma descentralizada, para que mais pessoas possam se beneficiar dessa riqueza que nós temos”, afirmou Rafael Fonteles.

Foto: Divulgação/AscomRafael Fonteles visita Polo Cerâmico
Rafael Fonteles visita Polo Cerâmico

Uma das propostas dos artesãos foi apresentada pela presidente da Cooperativa de Artesãs do Poti Velho, Raimundinha Teixeira, que sonha em transformar o local em um corredor cultural.

“Esse Polo Cerâmico é hoje uma referência e nós artesãos sonhamos com um projeto que possa expandir o Polo com um corredor cultural e espaço para eventos. Isso certamente irá fortalecer o nosso trabalho, com a atração de mais visitas e, por consequência, o aumento de visibilidade, vendas e geração de renda”, explicou Raimundinha.

Já o escultor Jimmy Presley, que trabalha há mais de 20 anos no local, destacou que eles precisam é da valorização do trabalho. “Às vezes nossa arte é mais valorizada pelo pessoal de fora do que daqui”, ressaltou.

O local

O Polo Cerâmico do Poti Velho é uma antiga vila de pescadores formada no local em que começou o povoamento de Teresina, a Vila do Poti. Ao longo das últimas décadas, se tornou um dos pontos de artesanato em cerâmica mais importante do Estado, visitado por turistas do país inteiro e por estrangeiros que visitam Teresina.

Hoje, além de ponto turístico, é uma região de comércio com 51 lojas, mais de 2.040 artesãos e uma grande quantidade de produtos feitos de argila. Neste domingo, Rafael Fonteles ainda visitou o Parque Encontro dos Rios, ao lado do Polo Cerâmico, que também conta com quiosques onde os comerciantes e artesãos expõem e comercializam uma série de produtos artesanais, comidas e bebidas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.