Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Bebê de 10 meses é abandonado sem vida em hospital e DPCA investiga o caso

Os pais foram ouvidos nesta manhã na sede da delegacia, localizada na zona sul de Teresina.

Um bebê de apenas 10 meses, identificado pelas iniciais E.A.S.V, foi abandonado sem vida pelos pais no Hospital Municipal da Criança, localizado no bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina. O caso foi registrado na noite desse domingo (03) e está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Em entrevista ao GP1, o diretor do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, que colheu detalhes iniciais ainda nesse domingo, informou que o caso chegou a unidade policial por meio da equipe médica que encontrou possíveis sinais de violência da criança na região do ânus. Além disso, testemunhas relataram que após os pais terem deixado o menino no hospital, iniciaram uma discussão na parte externa do local e logo depois abandonaram o bebê.

Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Barêtta
Delegado Barêtta

“O DHPP recebeu essa ocorrência devido a médica do hospital ter acionado órgãos da Polícia Civil e o caso veio para o plantão do DHPP e então, fomos atender essa ocorrência, pois estavam suspeitando que a criança estava com sinais de violência, inclusive, tinham achado restos de comida no ânus da criança. Os pais foram deixar a criança no hospital e algumas testemunhas que estavam do lado de fora viram o pai discutindo com a mãe e logo depois ele deixou a mulher sozinha lá fora e saiu em um carro. Essas mesmas testemunhas também disseram que, pouco depois, a mulher também saiu. Foi averiguado o endereço deles e viram que eles tinham repassado os dados do conjunto Dandara dos Cocais, na região da Santa Maria da Codipi”, destacou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado Barêtta, após os pais terem saído do hospital, a direção da unidade de saúde acionou a Polícia Civil. A equipe médica chegou a levar o bebê para a sala de estabilização, porém, o menino já estava sem vida. Como os médicos suspeitam de que a morte foi causada por ato criminal, o corpo da criança foi levado para o Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML), onde passará por exame cadavérico.

Foto: Divulgação/AscomHospital do Parque Piauí
Hospital do Parque Piauí

“O diretor da unidade já tinha ido até registrado Boletim de Ocorrência, então designei uma equipe para ir lá e fizeram todo o levantamento, ouviram as pessoas. A médica nos disse que a criança chegou a ser levada para sala de estabilização e ela já estava morta, a equipe médica suspeitou de crime, por isso encaminhamos o corpo da criança para o IML fazer exames”, ressaltou o diretor do DHPP.

Caso foi repassado para DPCA e pais foram ouvidos

O DHPP, inicialmente colheu os detalhes primárias sobre a ocorrência e logo após a investigação inicial repassou o caso para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que cuidará dos próximos passos. Já nesta segunda-feira (04), os pais do bebê foram ouvidos pela titular da unidade, delegada Lucivânia Vidal, nesta manhã.

O que diz a FMS

Por meio de nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) comunicou que a equipe médica seguiu todos os protocolos de saúde necessários, porém não obteve sucesso, pois a criança já deu entrada na unidade hospitalar sem vida.

Confira a nota na íntegra

O Hospital Municipal da Criança informa que E.A.S.V, de 10 meses, deu entrada ontem (03) às 18h40 na unidade hospitalar sem vida. A criança chegou ao hospital nos braços da mãe e imediatamente foi atendida pela equipe médica de plantão que seguiu todos os protocolos de saúde. Como a criança chegou sem vida e a mãe fugiu do local o hospital fez boletim de ocorrência e o corpo foi entregue ao IML para apurar a causa da morte.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.