Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Analfabetismo atinge 39,7% dos piauienses com deficiência, diz IBGE

Os dados foram levantados no estudo “Pessoas com deficiência e desigualdades sociais no Brasil”.

O novo estudo “Pessoas com deficiência e desigualdades sociais no Brasil”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que a taxa de analfabetismo entre pessoas com 10 anos ou mais de idade do Piauí é de 11,8%. Já quando é considerada apenas a população com deficiência do estado, o índice atinge a marca de 39,7%.

O levantamento foi realizado por meio da compilação de informações de pesquisas do IBGE que trazem dados sobre a população com deficiência. O estudo apresenta as características gerais do grupo populacional, aspectos relacionados ao trabalho, renda, moradia, educação, saúde, participação e gestão.

Foto: Lucas Dias/GP1O cadeirante Mayrlon Rodrigues sente dificuldades ao passar pelas ruas esburacadas
O cadeirante Mayrlon Rodrigues sente dificuldades ao passar pelas ruas esburacadas da sua comunidade

Ainda conforme o estudo, pessoas com deficiência têm índices de escolaridade inferiores às médias da população sem deficiência do estado. Possuem até o ensino fundamental incompleto 43% da população sem deficiência e 77,3% das pessoas com deficiência; do fundamental completo ao médio incompleto, são 13,2% da população sem deficiência e apenas 6,9% das pessoas com deficiência; do médio completo até o superior incompleto, há 30,1% da população sem deficiência e 11,5% das pessoas com deficiência; e com superior completo, há 13,7% da população sem deficiência e apenas 4,3% das pessoas com deficiência.

Cerca de 9,7% dos habitantes do Piauí possuem algum tipo de deficiência, o que representa 302 mil pessoas, de acordo com o levantamento. A taxa de pessoas com deficiência cresce quanto mais avançada a faixa etária: enquanto apenas 1,9% das crianças entre 2 e 9 anos de idade estão nessa condição, o índice chega a 50,9% entre as pessoas com 60 anos ou mais de idade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.