Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Empresa Belazarte entra na mira do Ministério Público Federal no Piauí

A empresa, que recebeu R$ 141 milhões da PMT de 2017 a 2020, afirmou que não foi notificada.

O Ministério Público Federal abriu inquérito civil com o objetivo de apurar a possível sonegação de encargos e tributos federais pelas empresas Belazarte Serviços de Consultoria Ltda e Ação Consultoria e Serviços Ltda – ME.

A investigação foi instaurada pelo procurador da República Israel Gonçalves Santos Silva, através de portaria datada de 19 de setembro de 2022.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Belazarte
Belazarte

O procurador considerou a expiração do prazo do Procedimento Preparatório instaurado a partir de representação em face das duas empresas noticiando a suposta ausência de recolhimento de tributos e encargos federais.

O inquérito civil também vai investigar a participação da empresa Ação Consultoria e Serviços Ltda –ME em processos licitatórios com órgãos públicos, que estaria proibida de licitar e de firmar contratos com a administração pública.

Em suas considerações, o procurador ressalta a função institucional do MPF em defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, atuando na defesa dos direitos difusos e coletivos.

Contratos com a Prefeitura de Teresina

Durante gestão do ex-prefeito Firmino Filho a empresa Belazarte acumulou uma fortuna em contratos celebrados com a Prefeitura de Teresina. De 2017 a 2020, a empresa recebeu a vultuosa quantia de R$ 141.244.482,50 50 (cento e quarenta e um milhões, duzentos e quarenta e quatro mil, quatrocentos e oitenta e dois reais e cinquenta centavos).

A empresa, que foi contratada em 2016 para a prestação de serviços de auxiliar de serviços gerais nas unidades de ensino da rede pública municipal, até hoje mantém contratos com a PMT.

Outro lado

As assessorias jurídicas das empresas Belazarte e Ação Consultoria e Serviços informaram ao GP1 que até o momento não foram notificadas sobre a investigação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.