Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Setut diz que é favorável a proposta do Passe Livre em Teresina

Prefeitura de Teresina vai conceder passe livre no transporte a desempregados e pessoas de baixa renda.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) emitiu nota oficial nesta quinta-feira (12), afirmando ser favorável a proposta de passe livre anunciada pela Prefeitura Municipal de Teresina, mas que aguarda a apresentação do plano de ações legais, sociais, operacionais e financeiras que permitirão a implementação da medida.

De acordo com o Setut, os presidentes dos quatro consórcios que operam no sistema de transporte público se reuniram com a direção da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), onde foram informados da proposta do poder executivo municipal.

“Após essas breves apresentações da vontade do executivo, os presidentes do SETUT e do SITT vêm à público se manifestar, afirmando que as concessionárias são totalmente favoráveis e apoiam todas as iniciativas do Poder Público que objetivem a universalização no uso dos serviços de transportes urbanos e a ampliação da qualidade dos serviços ofertados. Para tanto, os consórcios, através do SITT, ficarão no aguardo de que a Prefeitura, para o desenvolvimento desse interessante projeto municipal, apresente o mais breve possível seu plano e o respectivo conjunto de ações legais, sociais, operacionais e financeiras que permitirão a implementação da nova política tarifária e da remuneração adequada, contínua e segura dos serviços, sobretudo das garantias necessárias ao cumprimento das novas condições a serem fixadas”, diz a nota.

Ainda conforme a entidade que representa os empresários, o Governo Federal também trabalha com a perspectiva de conseguir meios para apoiar financeiramente os municípios brasileiros para implementação do passe livre.

“É oportuno destacar que o Governo Federal recém empossado já está comprometido em encontrar um meio de apoiar financeiramente os municípios brasileiros para a implementação da ‘tarifa zero’, onde esperamos que a Prefeitura de Teresina contribua e se empenhe ao máximo, nesta discussão”, ressalta o Setut.

Leia na íntegra a nota do Setut:

Esclarecem que, a convite da STRANS, todos os 04 consórcios, individualmente, participaram de reuniões realizadas nessa semana com a Strans, na qual todas foram informados pelo interesse da Prefeitura em implementar a “tarifa zero” para o sistema de transporte urbano da Capital.

Após essas breves apresentações da vontade do executivo, os presidentes do SETUT e do SITT vêm à público se manifestar, afirmando que as concessionárias são totalmente favoráveis e apoiam todas as iniciativas do Poder Público que objetivem a universalização no uso dos serviços de transportes urbanos e a ampliação da qualidade dos serviços ofertados.

Para tanto, os consórcios, através do SITT, ficarão no aguardo de que a Prefeitura, para o desenvolvimento desse interessante projeto municipal, apresente o mais breve possível seu plano e o respectivo conjunto de ações legais, sociais, operacionais e financeiras que permitirão a implementação da nova política tarifária e da remuneração adequada, contínua e segura dos serviços, sobretudo das garantias necessárias ao cumprimento das novas condições a serem fixadas.

É oportuno destacar que o Governo Federal recém empossado já está comprometido em encontrar um meio de apoiar financeiramente os municípios brasileiros para a implementação da “tarifa zero”, onde esperamos que a Prefeitura de Teresina contribua e se empenhe ao máximo, nesta discussão.

Importante destacar que o SETUT e o SITT, juntamente com todos os 04 Consórcios, aguardam ainda a quitação e/ou a regularização, pela Prefeitura de Teresina, de todas as pendências financeiras acumuladas pelo Poder Público, desde novembro de 2020, em demonstração do total entendimento sobre a imperiosa necessidade de serem cumpridos os contratos atualmente em vigor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.