Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dr. Pessoa inaugura Centro de Controle Operacional de Teresina

O centro de operações visa integrar a inteligência da Strans com as forças policiais; civil e militar.

Helio Alef/ GP1 1 / 16 Centro de Controle Operacional de Teresina- CCO Centro de Controle Operacional de Teresina- CCO
Helio Alef/ GP1 2 / 16 Carros da Strans de Teresina Carros da Strans de Teresina
Helio Alef/ GP1 3 / 16 Agentes da Strans fazendo vídeo monitoramento Agentes da Strans fazendo vídeo monitoramento
Helio Alef/ GP1 4 / 16 Agentes da Strans fazendo vídeo monitoramento Agentes da Strans fazendo vídeo monitoramento
Helio Alef/ GP1 5 / 16 Agentes da Strans fazendo vídeo monitoramento Agentes da Strans fazendo vídeo monitoramento
Helio Alef/ GP1 6 / 16 Agentes da Strans fazendo vídeo monitoramento Agentes da Strans fazendo vídeo monitoramento
Helio Alef/ GP1 7 / 16 Secretário de Segurança Pública Chico Lucas e Prefeito Dr Pessoa Secretário de Segurança Pública Chico Lucas e Prefeito Dr Pessoa
Helio Alef/ GP1 8 / 16 João Henrique de Almeida Sousa João Henrique de Almeida Sousa
Helio Alef/ GP1 9 / 16 Superintendente da ETURB Pessoinha Superintendente da ETURB Pessoinha
Helio Alef/ GP1 10 / 16 Dr Pessoa e Superintendente da Strans Bruno Pessoa Dr Pessoa e Superintendente da Strans Bruno Pessoa
Helio Alef/ GP1 11 / 16 Secretário de Segurança Pública Chico Lucas Secretário de Segurança Pública Chico Lucas
Helio Alef/ GP1 12 / 16 Comandante da Guarda Municipal de Teresina André Viana Comandante da Guarda Municipal de Teresina André Viana
Helio Alef/ GP1 13 / 16 Dr Pessoa e Delegado Mateus Zanatta Dr Pessoa e Delegado Mateus Zanatta
Helio Alef/ GP1 14 / 16 Vereador Antônio José Lira Vereador Antônio José Lira
Helio Alef/ GP1 15 / 16 Superintendente da Strans Bruno Pessoa Superintendente da Strans Bruno Pessoa
Helio Alef/ GP1 16 / 16 Dr Pessoa e o Superintendente da Strans Bruno Pessoa Dr Pessoa e o Superintendente da Strans Bruno Pessoa

Na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito Dr. Pessoa inaugurou o Centro de Controle Operacional de Teresina – CCO, localizado na Avenida Pedro Freitas, em frente à Strans, no bairro Vermelha, zona sul da capital. O centro visa integrar as forças públicas, dentre elas: Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e a Strans através do monitoramento por câmeras em toda a cidade.

Na ocasião, o prefeito Dr. Pessoa argumentou sobre como vai funcionar a parceria entre a Strans e as polícias através do centro. “A humanidade está desviada da palavra ser humano, a agressividade de modo geral, não só no trânsito, mas também está em outros setores. Esse centro de controle veio para a polícia agir em conjunto com a Strans. É uma alegria enorme as polícias estarem integradas, e o investimento com certeza terá retorno se trabalharmos em conjunto. O trânsito ficará melhor, com menos engarrafamentos e várias melhorias para o tráfego, com o controle por câmeras e o acionamento imediato de agentes da Strans. Até o final do ano, todas as câmeras estarão ativas, detectando as ações e fazendo a ligação entre as polícias”, afirmou.

Durante o evento também esteve presente o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, que durante uma conversa com a imprensa esclareceu detalhes sobre o investimento de R$ 26 milhões na CCO. Ao todo serão 500 câmeras implantadas com a intenção de monitorar as vias urbanas de Teresina e proporcionar maior segurança na capital. “Estamos implementando neste momento 500 câmeras, em diversos pontos da cidade de Teresina, realizando vários monitoramentos da sociedade, como monitoramento de placas em tempo real, subsidiando a segurança pública. A nossa intenção é melhorar cada vez mais, as etapas de implantação estão cada vez mais céleres e esperamos que até o final do ano já teremos finalizado. Com um investimento de R$ 26 milhões entregues à população de Teresina”.

Com o monitoramento de vídeo pela cidade, a ação da Guarda Municipal se tornará mais rápida, afirmou o comandante da GCM de Teresina, Comandante André Viana. "O centro deve monitorar Teresina toda. Nessa primeira fase, a gente vê grandes avenidas, cruzamentos, mas o projeto é bem amplo, vai comtemplar outras áreas. A Guarda Municipal vai integrar esse centro nas próximas fases para ajudar monitorar e colocar as equipes mais próximas das ocorrências e dar uma celeridade no deslocamento sem a necessidade da população acionar alguma central. Com o vídeo monitoramento a gente consegue acionar e antecipar essas ações. Basicamente todas as áreas da capital tem, principalmente nos cruzamentos e principais avenidas. Na segunda fase, terão mais áreas, perto de pontos comercias", afirmou.

O secretário de segurança público do Piauí, Chico Lucas, que marcou presença na inauguração, afirmou a importância da ação conjunta entre a prefeitura da cidade e as entidades públicas. “Eu quero parabenizar e dizer que essa integração é necessária e fundamental para que a gente tenha segurança pública em Teresina. A gente vai ter que fazer um trabalho em conjunto. A gente tem conversado com o Pessoinha da ETURB e também com a Strans para a gente aumentar o alcance que ele tem falado de comprar novas câmeras, a gente tem a possibilidade de trazer pessoas com capacitação, principalmente da Polícia Militar e da Polícia Civil para integrar, tanto nosso COPON, a nossa inteligência das polícias com a Strans e com a Prefeitura de Teresina”, disse.

Além do prefeito e do secretário de segurança, o secretário de Planejamento de Teresina (SEMPLAM), João Henrique de Almeida, o comandante da Guarda Municipal (GCM) , André Viana, o Vereador Antônio José Lira (Republicanos), o Superintendente da ETURB, Pessoinha e o Superintendente de Operações Integradas da Secretaria Pública do Piauí, delegado Mateus Zanatta, estavam presentes no evento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.