Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Eclipse solar anular poderá ser visto no Piauí depois das 15h

Os amantes de astronomia podem se deslocar até o planetário da UFPI, no campus Petrônio Portella.

Quem gosta de astronomia deverá ficar atento à contemplação do único eclipse solar anular de 2023, previsto para acontecer na tarde deste sábado (14). Isso significa que o Sol, a Lua e Terra estarão posicionados tal forma que, num determinado momento, veremos uma espécie de "anel de fogo", como um aro iluminado ao redor da Lua.

Em Teresina, o início do fenômeno está previsto para iniciar às 15h18 e se estende até às 16h41. O fenômeno deve durar até às 17h43, durante o pôr do sol. Aqui na capital piaueinse, os amantes de astronomia podem se deslocar até o planetário da Universidade Federal do Piauí, no campus Petrônio Portella, no espaço Rosa dos Ventos, para acompanhar o eclipse anular do Sol.

Além disso, o fenômeno será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional em parceria com a NASA e o Time and Date.

O eclipse anular de 2023 terá uma faixa de visibilidade total iniciando pela região Oeste dos Estados Unidos e passando por mais nove países: México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. No território brasileiro, a anularidade cobrirá uma área entre o Amazonas e o litoral do Nordeste. De acordo com o Observatório Nacional, a frequência com que os eclipses anulares do Sol ocorrem não é constante. O último ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo eclipse deste tipo, após o de 14 de outubro, será em 2 de outubro de 2024.

O Observatório Nacional alerta que, em hipótese alguma, deve-se olhar diretamente para o Sol, nem mesmo com o uso de películas de raios-x, óculos escuros ou outro material caseiro. Isso porque, a exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível.


Veja cuidados:

Proteção para os olhos: Nunca olhe diretamente para o Sol sem óculos de eclipse solar aprovados. A exposição ao Sol pode causar danos sérios aos olhos.

Filtros solares: Se você for usar um telescópio ou binóculos, certifique-se de que eles possuam filtros solares apropriados para evitar danos aos equipamentos e aos olhos.

Locais seguros: Escolha um local seguro e uma superfície estável para montar seus equipamentos de observação.

Previsão do tempo: Acompanhe a previsão do tempo em sua região para garantir que o céu estará claro durante o eclipse.

Óculos de eclipse confiáveis: Certifique-se de adquirir óculos de eclipse solar de fontes confiáveis, com certificações adequadas.

Instruções de uso: Leia e siga as instruções de uso dos óculos de eclipse solar, telescópios e quaisquer outros equipamentos de observação.

Prepare seus óculos de eclipse e venha se maravilhar com esse evento!

Diferença entre Eclipse Solar e Lunar

A diferença entre um eclipse solar e lunar é que o Eclipse Solar ocorre quando temos um alinhamento entre Sol – Lua – Terra, enquanto, um Eclipse Lunar ocorre quando temos um alinhamento entre Sol – Terra – Lua.

Curiosidades

Um fato curioso sobre o Eclipse Solar Parcial é que para que este tipo de eclipse possa ocorrer em algum lugar, quer seja na Terra ou fora dela, teremos a ocorrência do Eclipse Solar Anular e/ou a ocorrência do Eclipse Solar Total.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.