Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Secretaria de Segurança do Piauí recebe helicóptero da PRF

A aeronave ficará em uma nova base do policiamento aéreo, que será instalada na cidade de Parnaíba.

O novo helicóptero modelo Colibri EC120, que será empregado como reforço no patrulhamento aéreo e em operações especiais da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, chegou a Teresina nesta segunda-feira (20). A aeronave foi doada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, o helicóptero ficará em uma nova base do policiamento aéreo, que deverá ser implantada até o início de 2024, em Parnaíba, no litoral do Piauí. “Tivemos a recente reformulação que criou o grande comando aéreo da PM, com um batalhão de operações aéreas sediado em Teresina e em mais três companhias independentes em regiões do estado. Nessa primeira etapa, já temos uma aeronave esquilo aqui na capital, e a partir de agora teremos o Colibri que será encaminhado para Parnaíba. Estamos iniciando também a capacitação através do curso de tripulação aérea, através do BOPAer que irá formar a tropa especializada para operações aéreas”, explicou o comandante-geral da PM.

Foto: Divulgação/SSP-PIHelicóptero doado pela PRF
Helicóptero doado pela PRF

De acordo com o gerente de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública, coronel Clayton Frota, a aeronave será utilizada em ações preventivas e repressivas, como no apoio a cumprimentos de mandados de prisão, fiscalização ambiental na região litorânea, patrulhamento pelo Delta, além de atuar no combate do tráfico de drogas. “É um ganho muito importante, pois vai ser a expansão do grupamento aéreo para o interior, onde ser vai ser feita uma nova base e cobrir muitas cidades. Implantaremos uma base e vai ter um ganho muito maior nas ações preventivas e repressivas ao crime. Com essa base não ganha só a cidade, mas os municípios circunvizinhos”, frisou.

Foto: Divulgação/SSP-PIÁrea interna da aeronave
Área interna da aeronave

Bruno Dias, superintendente da PRF no Piauí, afirmou que a doação da aeronave reforça a parceria com a Secretaria de Segurança, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. "É uma determinação do ministro Flávio Dino, que nós trabalhemos de forma integrada, apoiando as forças de segurança do estado, tanto com equipamento, como é o caso do helicóptero que está sendo doado, como promovendo a capacitação do efetivo, dos agentes de segurança pública, trabalhando operações de forma integrada, trocando informações de inteligência. Então essa doação só reforça a parceria e o compromisso que nós temos com a segurança pública do estado do Piauí", finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.