Fechar
GP1

Gilbués - Piauí

TRE define data da eleição para escolha de novos vereadores em Gilbués

Nova eleição vai ocorrer após o TSE determinar a cassação de todos os parlamentares do Município.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) definiu, nessa segunda-feira (11), a data da nova eleição para escolha de nove vereadores na cidade de Gilbués, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar a cassação de todos os parlamentares do Município. O novo pleito vai acontecer no dia 3 de março.

Em sessão realizada no dia 12 de setembro, o TSE determinou a renovação integral da Câmara Municipal de Gilbués, cassando os nove parlamentares que ocupavam cadeira na Casa. O TSE anulou todos os votos recebidos por candidatos do partido Progressistas ao cargo de vereador e cassou os cinco parlamentares eleitos pela sigla, incluindo o presidente da Câmara Municipal, por fraude à cota de gênero mediante o lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020.

A invalidação dos votos recebidos pelos candidatos do Progressistas resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo de vereador em Gilbués, correspondendo a 52% do total da Câmara Municipal, o que motivou a determinação de renovação total nas nove cadeiras da Casa.

A eleição suplementar em Gilbués seguirá os mesmos moldes dos pleitos ordinários. No dia 3 de março, a votação iniciará às 8h e seguirá até as 17h, quando terá início a apuração.

“A medida resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo de vereador na cidade, correspondendo a 52% do total da Câmara de Vereadores, integrada por nove parlamentares”, consta na minuta de resolução aprovada por unanimidade, sob relatoria do desembargador Erivan Lopes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.