Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Motoristas de aplicativo fazem protesto por mais segurança em Teresina

Em nota, a SSP-PI informou que está realizando um estudo para atender às demandas da categoria.

Rodrigo Mendes/GP1 1 / 10 Manifestação pretende ir até o Palácio do Karnak Manifestação pretende ir até o Palácio do Karnak
Rodrigo Mendes/GP1 2 / 10 Manifestação contou com diversos motoristas Manifestação contou com diversos motoristas
Rodrigo Mendes/GP1 3 / 10 "Estamos aqui para pressionar o poder público", disse Érico da Luta "Estamos aqui para pressionar o poder público", disse Érico da Luta
Rodrigo Mendes/GP1 4 / 10 Classe perde por mais segurança para trabalhar Classe perde por mais segurança para trabalhar
Rodrigo Mendes/GP1 5 / 10 Manifestação na avenida João XXIII Manifestação na avenida João XXIII
Rodrigo Mendes/GP1 6 / 10 Motoristas indignados, especialmente após o assassinato de Marcos Venício Cordeiro Silva Filho nesse domingo (10) Motoristas indignados, especialmente após o assassinato de Marcos Venício Cordeiro Silva Filho nesse domingo (10)
Rodrigo Mendes/GP1 7 / 10 Carreata vai até o Palácio de Karnak Carreata vai até o Palácio de Karnak
Rodrigo Mendes/GP1 8 / 10 Eucherlis Lima, motorista de aplicativo, durante a manifestação Eucherlis Lima, motorista de aplicativo, durante a manifestação
Rodrigo Mendes/GP1 9 / 10 Érico da Luta, presidente da Coopertapp Érico da Luta, presidente da Coopertapp
Rodrigo Mendes/GP1 10 / 10 A manifestação teve início às 08h desta quinta (14) A manifestação teve início às 08h desta quinta (14)

Os motoristas de aplicativo do Piauí realizaram uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (14), pedindo por mais segurança para desempenharem suas atividades, devido à escalada crescente de violência contra a classe, especialmente, após o assassinato do motorista Marcos Venício Cordeiro da Silva Filho, que foi atingido por um tiro no peito no último domingo (10). O protesto começou por volta de 8h, em frente ao prédio da Secretaria da Segurança Pública, no bairro São Cristóvão, e contou com uma carreata que seguiu até o Palácio do Karnak, com o intuito de chamar a atenção das autoridades públicas.

Dentre as medidas, destaca-se a criação de um botão do pânico, exoneração de impostos para a compra de equipamentos, isenção de IPVA, viaturas especiais para o combate aos crimes contra os trabalhadores por aplicativo e a criação de um Núcleo de Segurança ou Delegacia Especializada no combate a esses crimes. O presidente da Cooperativa dos Motoristas de Aplicativo do Piauí (Coopertapp), Érico da Luta, esteve presente na manifestação e falou sobre as dificuldades em trabalhar como motorista em Teresina, explicando um pouco mais sobre os objetivos da classe ao realizar esse protesto.

“São motoristas que são alvos fáceis da criminalidade, porque eles [os bandidos] adentram no crime roubando carro, moto, aí tomam o celular do motorista e fazem o motorista limpar a conta [transferir dinheiro da conta para o bandido por PIX] e depois os bandidos saem para praticar outros crimes. Então, em função desse problema que enfrentamos hoje, nós chegamos ao ponto de perder um trabalhador da nossa classe, que foi assassinado nesse fim de semana, um cara honesto, trabalhador, um cidadão. E nós estamos aqui também para pressionar o poder público para que isso não aconteça mais”, informou Érico da Luta, presidente da Coopertapp, ao GP1.

O motorista de aplicativo Eucherlis Lima também falou sobre a insegurança de trabalhar como motorista de aplicativo na capital piauiense, devido aos crescentes casos de assaltos à categoria. “Sou motorista de aplicativo há seis anos e estamos hoje acompanhando nosso amigo Érico nessa luta, porque perdemos um amigo agora que morreu trabalhando, então não podemos ficar parados. Essa manifestação é para que o poder público possa trazer mais segurança e encontre uma fórmula de poder ajudar nossos trabalhadores, porque nós estamos a mercê dos bandidos, não temos segurança. Acho que é um momento de buscar ajuda. Somos trabalhadores, saímos de casa e a gente não sabe se vai voltar” afirmou Eucherlis, indignado.

O que diz a Secretaria de Seguraça Pública do Piauí

Em nota, a SSP-PI informou que está tomando providências, como a realização de um estudo para atender às demandas e investigação de bandidos que se passam por usuários de aplicativo.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informa que está realizando um estudo para atender à pauta dos motoristas de aplicativos e solicitará a todas as plataformas os dados dos motoristas credenciados. Além disso, a SSP-PI está investigando as pessoas que se passam por usuários para cometer crimes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.