Fechar
GP1

Teresina - Piauí

TCE-PI propõe mudanças no cálculo do IPTU em Teresina

A matéria foi motivada por auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí em 2022.

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) enviará à Câmara um Projeto de Lei com algumas mudanças na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na capital piauiense. A sugestão segue determinações de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

Entre as mudanças sugeridas, está uma atualização na Planta de Valores Genéricos (PVG), para eliminar a alta disparidade na cobrança de IPTU, nos casos de imóveis que estão em uma mesma área da cidade.

Foto: Alef Leão/GP1Prefeitura Municipal de Teresina
Prefeitura Municipal de Teresina

O presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros, esteve em reunião com o secretário de Finanças de Teresina, Esdras Avelino, na tarde dessa terça-feira (05), para alinhar a pauta que tramitará na Câmara. “O estudo apresentado pelos auditores do TCE, na época, havia sido uma proposição minha. O conselheiro Delano, que tem muito conhecimento nessa área de direito tributário, fez grandes contribuições para a consolidação desse trabalho. Hoje, a Prefeitura está enviando um projeto de lei para Câmara de Vereadores, querendo do Tribunal este apoio como órgão que iniciou a discussão para que possa chegar na sociedade com a verdade que o caso requer”, destacou Kennedy Barros.

Foto: Divulgação/TCE-PIServidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí em reunião com Esdras Avelino, secretário municipal de Finanças
Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí em reunião com Esdras Avelino, secretário municipal de Finanças

Já o secretário de Finanças ressaltou a importância do trabalho feito pelo TCE. “Hoje apresentamos um trabalho que foi demandado pelo Tribunal de Contas, com a resolução de falhas que já haviam sido detectadas pelo município, passando a ser um trabalho feito a quatro mãos. Apresentamos também a matéria com a planta de valores genéricos do IPTU, que serve de base para cálculo do imposto.”, frisou Esdras Avelino.

O projeto deve ser enviado à Câmara Municipal de Teresina ainda nesta semana.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.