Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Hospital São Marcos realiza ação de Carnaval para crianças com câncer

O Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil é comemorado nesta quarta-feira (15).

Divulgação/Hospital São Marcos 1 / 5 Carnaval no Hospital São Marcos diverte crianças e adolescentes em tratamento Carnaval no Hospital São Marcos diverte crianças e adolescentes em tratamento
Divulgação/Hospital São Marcos 2 / 5 Banda Caju Pinga Fogo alegrou os corredores do Hospital Banda Caju Pinga Fogo alegrou os corredores do Hospital
Divulgação/Hospital São Marcos 3 / 5 Palhaços do Grupo Vagão Palhaços do Grupo Vagão
Divulgação/Hospital São Marcos 4 / 5 Carnaval do Hospital São Marcos Carnaval do Hospital São Marcos
Divulgação/Hospital São Marcos 5 / 5 Pais e crianças participam do Carnaval “AlaLaô” Pais e crianças participam do Carnaval “AlaLaô”

O dia 15 de fevereiro é marcado por ser o Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil. A data reforça a importância de um diagnóstico precoce e alerta para os sintomas da doença, principal causa da morte entre crianças e adolescentes. Neste dia, o Hospital São Marcos (HSM), responsável pelo tratamento de crianças com câncer do estado do Piauí, Ceará e Maranhão, saudou a luta dos pacientes e familiares com o carnaval “AlaLaô”, realizado nesta quarta-feira (15), na Pediatria Oncológica do Hospital.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que de 2023 a 2025 é estimado que ocorram 7.930 casos de câncer em crianças jovens de 0 a 19 anos de idade. No estado do Piauí, o surgimento de novos diagnósticos também é crescente, desde o ano de 2021, cerca de 183 casos foram diagnosticados. A pediatra oncológica Girlene Alves alertou para os sintomas do câncer infantil, que são parecidos com os de doenças comuns da infância. Ela ainda lembrou da frequência regular ao pediatra para o diagnóstico precoce.

“Doenças como a leucemia, os sintomas são bastante parecidos com doenças comuns da infância, então para isso é importante o acompanhamento regular [do pediatra]. Às vezes pode ser uma anemia que não resolve, surgimento de manchas na pele - normalmente associadas a pancadas -, dores nas pernas, que alguns pensam se tratar de dor de crescimento, uma febre que não se sabe a causa... Então tudo tem que ser avaliado, pois pode ser sinal de câncer infantil”, destacou.

Ela também explicou que o Tumor do Sistema Nervoso Central é bastante comum nessa faixa etária, então é necessário ficar atento para os possíveis sintomas como: dores de cabeça persistentes, tontura, vômitos matinais e alteração no caminhar da criança também devem ser acompanhados, avaliados e diagnosticados.

Em países desenvolvidos, a chance de cura do câncer infantil ultrapassa os 80%, enquanto no Brasil, a taxa média é de 65%. A diferença nesse número é provocada pelo diagnóstico tardio. “Quando a criança vem com a doença avançada, ela perde sua chance de cura. Países desenvolvidos têm uma chance de cura maior porque eles possuem um maior olhar para detectar precocemente essa doença. Por isso é preciso que os pais e responsáveis não tenham medo de pensar na doença”, explica Girlene.

Alegria e solidariedade no enfretamento do câncer

Neste dia, o Hospital São Marcos (HSM), responsável pelo tratamento de crianças com câncer do estado do Piauí, Ceará e Maranhão, busca saudar a luta de pais e crianças com o carnaval “AlaLaô”, realizado nesta quarta-feira (15) na Pediatria Oncológica do Hospital.

O evento também contou com a presença de bandas e grupos que preencheram os corredores com alegria e música. De acordo com os profissionais, esses momentos de descontração e alegria contribuem positivamente tanto para as crianças em tratamento, quanto para a família.

“É importante para o lazer das crianças, para que elas se sintam inseridas nas atividades sociais. Durante o ano temos várias atividades desenvolvidas para que possam ter o lazer próprio da infância. O Hospital recebe diversas pessoas e entidades que desempenham essas atividades para melhorar a qualidade de vida delas”, ressalta a pediatra oncológica Girlene Alves.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.