Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Acusado de matar estudante João Pedro respondia por dois crimes em liberdade

Esse é mais um caso em que a soltura de criminosos tem custado a vida de pessoas inocentes.

O criminoso Victor Daniel Moraes Silva, 20 anos, apontado como autor do tiro que matou o estudante de Direito João Pedro Lima Teixeira, durante uma tentativa de assalto, possui uma extensa ficha criminal e responde a processos na Justiça em decorrência de práticas delituosas, como já foi reportado pelo GP1. Nesta quarta-feira (21), nossa reportagem teve acesso, com exclusividade, a processos que revelam que o acusado aguardava por dois julgamentos em liberdade, sendo esse mais um caso em que a soltura de pessoas envolvidas no mundo do crime tem custado a vida de pessoas inocentes.

Victor Daniel Moraes Silva é réu na Justiça em dois processos por crime de porte ilegal de arma de fogo. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Piauí e o Poder Judiciário o colocou no banco dos réus.

Foto: Reprodução/WhatsAppVictor Daniel Moraes Silva
Victor Daniel Moraes Silva

O primeiro processo é do ano de 2021, quando Victor Daniel foi preso após ser flagrado com uma arma de fogo em via pública na zona leste de Teresina. A prisão ocorreu no dia 20 de maio de 2021 e ele foi solto no dia seguinte, após pagar fiança de R$ 367,00.

Ele foi denunciado pelo Ministério Público em 4 de junho de 2021, e virou réu no dia 13 de julho.

No dia 17 de novembro de 2021 a Defensoria Pública do Estado do Piauí se manifestou pedindo a absolvição sumária de Victor Daniel.

Audiência marcada

O pedido de absolvição sumária foi julgado e negado em 12 de janeiro de 2022, ocasião em que o juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima designou a audiência de instrução e julgamento do réu para o dia 24 de setembro de 2024, ou seja, dois anos após a decisão judicial que designou a audiência.

Segundo o magistrado, a realização da audiência somente dois anos após sua decisão seria pela ausência de data mais próxima. “Diante da ausência de data mais próxima, designo desde já o dia 24.09.2024, às 8h30min, para ter lugar neste Juízo Audiência de Instrução e Julgamento”, determinou o juiz Carlos Hamilton Bezerra.

Segundo processo

No outro processo, Victor Daniel é réu pela mesma prática criminosa. Ele foi preso no dia 7 de novembro de 2022 após ser flagrado, novamente, com uma arma de fogo. O acusado foi solto durante audiência de custódia e desde então aguarda o julgamento em liberdade.

Embora ainda não tenha data para o julgamento nesse caso, no dia 25 de janeiro de 2023 a Central de Inquéritos da Comarca de Teresina emitiu certidão informando que que o processo já está concluso para sentença.

Outras prisões

Victor Daniel já foi preso outras sete vezes, antes da prisão pelo latrocínio contra o estudante de Direito João Pedro: março de 2020 (porte ilegal de arma de fogo; abril de 2020 (receptação); setembro de 2020 (roubo); março de 2021 (roubo); março de 2021 (receptação); maio de 2021 (porte ilegal de arma de fogo); novembro de 2022(porte ilegal de arma de fogo).

Caso João Pedro

Foto: Reprodução/InstagramJoão Pedro Teixeira dos Santos
João Pedro Teixeira dos Santos

O estudante de Direito e empresário João Pedro Teixeira, 22 anos, morreu no dia 17 de março, após ser alvejado com um tiro durante uma tentativa de assalto na Vila Samaritana, zona leste da capital. Ele seguia em uma motocicleta na rua Neblina quando foi abordado por dois criminosos, que anunciaram o assalto e efetuaram um disparo de arma de fogo, que atingiu seu pescoço.

No dia seguinte ao crime, a Polícia Militar prendeu três acusados de envolvimento no latrocínio, entre eles, Victor Daniel, apontado como autor do disparo que atingiu o estudante. Ele teve a prisão preventiva decretada nessa segunda-feira (20).

Foragido

Foto: ReproduçãoDaniel de Sousa Barbosa
Daniel de Sousa Barbosa

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) intensificou as buscas a Daniel de Sousa Barbosa, acusado de pilotar a motocicleta usada durante o crime. A polícia divulgou uma foto dele, para que a população possa auxiliar o trabalho da polícia no sentido de prendê-lo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.