Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Saiba como o baixo consumo de água pode afetar sua saúde

A especialista Tatiele Castelo explicou que a ingestão de líquido ajuda na prevenção de doenças.

Nesse período chuvoso em Teresina, com temperaturas mais baixas, a população sente ainda mais fome e reduz o consumo de água. Entretanto, os especialistas advertem que a sensação de sede diminui, mas a importância do líquido no organismo não. O consumo de cerca de dois litros de água nesses dias mais “frios” é importante para evitar problemas renais, doenças de pele e desidratação.

Em entrevista ao GP1, a nutricionista Tatiele Castelo afirmou que o cuidado deve ser redobrado, pois a maior parte da população, geralmente, se encontra desidratada neste período e isso colabora, ainda mais, com o enfraquecimento do sistema imunológico. “Temos uma grande probabilidade de adquirir doenças. E as doenças mais recorrentes neste período são as síndromes gripais, resfriados, alergias crônicas como rinite, sinusite, além de doenças como a dengue, chikungunya. É fundamental que possamos manter-nos bem hidratados para evitar o enfraquecimento do nosso sistema imunológico”, explicou Tatiele.

A post shared by GP1 (@portalgp1oficial)

Outras fontes de hidratação, segundo a nutricionista, são frutas como melancia, melão, mamão, laranja, abacaxi, que estão na lista como frutas ricas em líquidos, sucos e água de coco que, para hidratar, é imbatível.

Tatiele Castelo disse ainda que existem estratégias para melhorar a ingestão de água, como levar a garrafinha e um copo para lembrar de beber água durante o dia. Aplicativos de consumo de água, lembretes no bloco de notas ou alarmes para ter um ‘controle’ do consumo de ingestão de mais água, podem ajudar, principalmente, pessoas que não tem o hábito ou uma hidratação adequada durante o dia.

Foto: Lucas Dias/GP1Ingestão de água no dia a dia
Ingestão de água no dia a dia

Saiba como calcular a quantidade de água que você pode beber diariamente

A nutricionista afirma que existe um cálculo simples para regular a quantidade de água necessária para o funcionamento do corpo. Na conta são considerados 35ml de água pelo peso corporal de cada pessoa.

Porém, o consumo de água pode variar dependendo de outros fatores, como a pessoa que pratica atividade física de baixa ou alta intensidade, ela tende a eliminar a água do corpo, por isso, a necessidade de ultrapassar a lógica do cálculo dos 35 ml por quilo é essencial.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.