De acordo com a médica infectologista Sílvia Fonseca, as medidas de prevenção e de combate ao mosquito transmissor são necessárias para evitar uma epidemia da doença.
Pesquisadores constataram que locais que tiveram muitos casos de dengue em 2019 e no início de 2020 tiveram menos infecções e óbitos pelo novo coronavírus.
De acordo com o órgão, mesmo com as atenções voltadas para o combate ao novo coronavírus, Sesapi alerta para redobrar os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti por causa da deng
Para evitar o aumento das doenças, a Secretaria da Saúde iniciou a campanha educativa “Aqui não, Mosquitão”, chamando a população para eliminar larvas e mosquitos da dengue.
Também houve redução nos casos de chikungunya, de 61% em relação ao mesmo período de 2017. Em 2018, foram 145 casos foram notificados e no passado, 376.
Em 2016, país registrou um grande número de casos de arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos), e também foi o segundo ano em que houve o maior número de dengue.